Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659806
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALMEIDA, R. G. de
MACEDO, M. C. M.
ZIMMER, A. H.
RODRIGUES, J. A. S.
EUCLIDES, V. P. B.
Additional Information: ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, CNPGC; MANUEL CLAUDIO MOTTA MACEDO, CNPGC; ADEMIR HUGO ZIMMER, CNPGC; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; VALERIA PACHECO BATISTA EUCLIDES, CNPGC.
Title: Produção de forragem e de palhada no outono-inverno em sistemas de integração lavoura-pecuária.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá: SBZ, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Capim-piatã
Rebrotação
Sorgo de corte
Sorgo de pastejo.
Description: Objetivou-se avaliar a produção de forragem e de palhada no outono-inverno, em sucessão à cultura da soja. com uso de capim-piatã e,ou sorgo de corte e pastejo. Adotou-se delineamento em blocos completos casualizados com três tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em sistemas com a implantação de capim-piatã (Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã) e de sorgo de corte e pastejo (Sorghum spp. cv. BRS 800) em monocultivos, e do consórcio das espécies em cultivo simultâneo. As forrageiras foram implantadas em abril de 2008 e avaliadas, para produção de forragem, em junho e em setembro de 2008, sendo a palhada avaliada em novembro de 2008, após 18 dias da dessecação. Em junho, após 62 dias da semeadura. os sistemas com sorgo e com consórcio de sorgo e capim apresentaram maior produtividade de forragem, com média de 3.640 kg/ha de massa verde seca (MYS), enquanto que o sistema com capim produziu 824 kg/ha de MVS. Já em setembro, após 83 dias do primeiro corte da forragem (rebrotação), o sistema com capim apresentou maior produtividade de forragem (3.421 kg/ha de MVS) do que os demais (média de 1.435 kg/ha de MYS). Em novembro, após 56 dias do segundo corte, o sistema com capim apresentou maior quantidade de palhada remanescente e cobertura do solo do que o sistema com sorgo e capim, e este, mais do que o sistema com sorgo.
Thesagro: Cobertura do Solo.
Data Created: 2010-03-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Producaoforragem2.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace