Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660388
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NORONHA, A. C. da S.
MATOS, A. P. de
TAVARES, G. dos S.
NOGUEIRA, M. P. M.
SANTOS, A. C. P.
SILVA, A. T. de A.
KRAMER, V. R.
SANTOS, A. J. da S.
CALDAS, A. D. R.
MOREIRA, J. C. P.
Additional Information: ALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU; ARISTOTELES PIRES DE MATOS, CNPMF; Geraldo dos Santos Tavares, SAGRI; Martha Parry Martins Nogueira, SFA-PA/MAPA; Ana Cristina Pinheiro Santos, ADEPARÁ; Alexandre Távora de Albuquerque Silva, ADEPARÁ; Vitor Rodrigo Kramer, ADEPARÁ; Antônio José da Silva Santos, EMATER-PA; Ary Djalma Rocha Caldas, EMATER-PA; Júlio Cesar Pinheiro Moreira, SAGRI.
Title: Atividades da Produção Integrada de Abacaxi em Floresta do Araguaia e Salvaterra - Pará.
Publisher: In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 11.; SEMINÁRIO SOBRE SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA, 3., 2009, Petrolina. PI Brasil: [anais...]. Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009.
Language: pt_BR
Notes: Produção integrada 1.
Keywords: Adubação.
Description: O projeto 'Transferência e Difusão da Produção Integrada de Abacaxi no Estado do Pará' foi implantado nos municípios de Floresta do Araguaia, mesorregião do Sudeste do Pará, microrregião de Conceição do Araguaia, e Salvaterra, mesorregião do Marajó e microrregião do Arari. É coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura do Pará (SAGRI), Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário/Superintendência Federal de Agricultura (SEPDAGPA/ SFA/MAPA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA), Prefeitura Municipal de Floresta do Araguaia e iniciativa privada (abacaxicultores). O Estado do Pará ocupava a primeira posição entre os estados produtores de abacaxi do Brasil com uma área plantada de 15.462 ha e a produção de 389.971.000 frutos, entretanto, a previsão de safra 2009 com 10.358 ha (IBGE, 2009a) coloca o Pará na terceira posição. A produção de Salvaterra abastece o mercado de Belém, mas é no sudeste paraense que se concentra a maior produção do Estado (Homma et al., 2002). Floresta o Araguaia, com uma produção em 2007 de 194.000 mil frutos, variedade Pérola (IBGE, 2009b), é o principal produtor nacional com a característica da produção de furtos no período da entressafra brasileira (Homma et al., 2002). Após avaliação do nível tecnológico da abacaxicultura no Estado (Matos et al., 2006) ficou claro a necessidade do desenvolvimento de pesquisas visando ajustes tecnológicos nos sistema de produção de abacaxi relacionados com indução no florescimento, adubação e densidade de plantio dentre outras; a ampliação das ações de assistência técnica e capacitação dos produtores com ênfase para aspectos relacionados com o manuseio de agrotóxicos, proteção do trabalhador e do meio ambiente; ações objetivando a comercialização mais eficiente da produção; avaliação da nutrição mineral com a utilização de resultados analíticos de solo para correção de acidez e orientação de adubação dos cultivos; e avaliação da sanidade dos plantios já que foi constatada a elevada presença da broca-do-fruto (Strymon megarus) com ataque aos frutos em estágio próximo da colheita merecendo atenção especial.
Thesagro: Abacaxi
Doença de Planta
Produção Integrada.
Data Created: 2010-03-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6215.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace