Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660407
Título: Ocorrência do parasitóide Chelonus insularis no Sul de Minas Gerais associado a lagartas de Spodoptera frugiperda na cultura de milho.
Autoria: FIGUEIREDO, M. de L. C.
CRUZ, I.
DIAS, A. M. P.
SILVA, R, B.
Afiliação: MARIA DE LOURDESCORREA FIGUEIREDO, Estagiária Embrapa Milho e Sorgo; IVAN CRUZ, CNPMS; ANGELICA MARIA PENTEADO DIAS, ANGELICA MARIA PENTEADO DIAS; RAFAEL BRAGA SILVA, ANGELICA MARIA PENTEADO DIAS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 6., CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2., 2009, Curitiba. Agricultura familiar e camponesa experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável: anais. Curitiba: ABA: SOCLA, 2009.
Conteúdo: Foi monitorada a ocorrência de Chelonus insularis Cresson (Hymenoptera: Braconidae), um dos principais parasitóides de Spodoptera frugiperda (Smith) (Lepidoptera: Noctuidae), em regiões produtoras de milho do sul do estado de Minas Gerais, Brasil, durante três anos consecutivos. Apesar de ser um parasitóide que oviposita nos ovos do hospedeiro, ocorre a eclosão da lagarta de S. frugiperda. No entanto, a lagarta parasitada praticamente não causa danos significativos à planta hospedeira. a parasitóide ocorreu em praticamente todos os anos e municípios amostrados. Parasitismo natural acima de 50% foi observado em alguns dos municípios indicando a importância do agente de controle biológico da praga na cultura do milho.
Thesagro: Controle Biológico
Inimigo Natural
Palavras-chave: Flutuação
Lagarta-do-cartucho
Notas: 1 CD-ROM.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ocorrenciaparasitoide.pdf3,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace