Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPADOVAN, M. P.
dc.contributor.authorROSCOE, R.
dc.contributor.authorALMEIDA, A. S. de
dc.contributor.authorARMANDO, M. S.
dc.contributor.authorMIRANDA, D. de
dc.contributor.authorRANGEL, M. A. S.
dc.contributor.authorURCHEI, M. A.
dc.date.accessioned2023-06-26T19:36:45Z-
dc.date.available2023-06-26T19:36:45Z-
dc.date.created2010-03-10
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., 2009, Luziânia. Diálogo e integração de saberes em sistemas agroflorestais para sociedades sustentáveis: anais. [Luziânia]: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais; [Brasília, DF]: EMATER-DF: Embrapa, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660618-
dc.descriptionAs iniciativas e os conhecimentos sobre experiências envolvendo sistemas agroflorestais no estado do Mato Grosso do Sul ainda são incipientes. Este trabalho levantou e sistematizou experiências com sistemas agroflorestais em unidades de produção base familiar no centro-sul de Mato Grosso do Sul; buscou compreender do processo de formação dos SAFs sob a ótica dos agricultores que os mantêm; identificou e caracterizou genericamente as espécies componentes dos SAFS e seus usos potenciais pelos agricultores familiares avaliou potencialidades e limitações dos SAFs nas condições das pequenas propriedades de base familiar e identificou uma rede agricultores experientes. Constatou-se que há um pequeno número de experências em MS, as quais encontram-se pulverizadas e pontuais. A rede de relacionamento entre os atores envolvidos com o tema é desestruturada e pouco articulada. As experiências sistemazadas sugerem uma elevada diversidade de espécies e uma grande variabilidade nos desenhos, tanto em complexidade quanto em arranjo. Os agricultores entrevistados não possuem os conceitos e princípios relacionados aos SAFs como componentes de sua bagagem cultural, mas sim como elementos inseridos quanto a conceitos inovadores e que pressupõem mudança de valores e comportamento. Os resultados preliminares da intervenção participativa no Assentamento Lagoa Grande (Dourado, MS) sugerem que a geração de conhecimentos de forma conjunta com agricultores pesquisadores representa uma estratégia promissora na implementação dos SAFs.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleExperiências com sistemas agroflorestais diversificados no Centro-Sul de Mato Grosso do Sul.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroSistema de Produção
riaa.ainfo.id660618
riaa.ainfo.lastupdate2023-06-26
dc.contributor.institutionMILTON PARRON PADOVAN, CPAO; RENATO ROSCOE, MARCA CONSULTORIA; ANDERSON SOUZA DE ALMEIDA, CONSULTORIA E PROJETOS PARA AGRICULTURA FAMILIAR; MARCIO SILVEIRA ARMANDO, SNT-GG; DENISE DE MIRANDA, AGRAER; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; MARIO ARTEMIO URCHEI, CPAO.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Experiencias-com-sistemas-agroflorestais-diversificados-no-Centro-Sul-de-Mato-Grosso-do-Sul.pdf736,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace