Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/661362
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVA, E. S. A.
SOUZA, C. M. de A.
ROCHA NETO, O. G. da
FIGUEIRÊDO, F. J. C.
Additional Information: ENILSON SOLANO ALBUQUERQUE SILVA, CPATU; CLEO MARCELO DE ARAUJO SOUZA, CPATU; OLINTO GOMES DA ROCHA NETO, CPATU; FRANCISCO JOSÉ CÂMARA FIGUEIRÊDO, CPATU.
Title: Parâmetros bioquímicos de plantas de pimenta longa (Piper hispidinervum C.DC.) em diferentes condições de cultivo no município de Igarapé-Açu, PA.
Publisher: Revista de Ciências Agrárias, Belém, PA, n. 51, p. 171-189, jan./jun. 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Estresse hídrico
Suplementação hídrica.
Description: Parâmetros bioquímicos de plantas de pimenta longa, em cultivos com e sem suplementação hídrica, foram estudados em condições de campo, no período de maio/98 a março/99, no município de Igarapé-Açu, PA. Adotaram-se os seguintes tratamentos: T1 - irrigado e não-adubado; T2 - irrigado e adubado; T3 - não-irrigado e não-adubado; T4 - não-irrigado e adubado. Avaliou-se o efeito do estresse hídrico, através do conteúdo de clorofila, dos teores de açúcares solúveis e proteínas totais, e dos teores de fósforo e potássio. Observou-se que, nos meses mais secos, ocorreu a redução do conteúdo de clorofila, independente do tratamento aplicado, sendo a clorofila a, a mais afetada. O estresse hídrico reduziu os teores de açúcares solúveis totais e de potássio, enquanto os de proteínas e fósforo se mantiveram constantes, durante o período de observação. Nas plantas irrigadas, os teores de potássio aumentaram com a idade.
Thesagro: Piper Hispidinervum.
Data Created: 2010-03-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REVISTA51artigo12.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace