Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662497
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCARVALHO, A. M. de
dc.contributor.authorBUSTAMANTE, M. M. da C.
dc.date.accessioned2025-05-05T14:53:27Z-
dc.date.available2025-05-05T14:53:27Z-
dc.date.created2010-03-27
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009. Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662497-
dc.descriptionProcessos biológicos relacionados à temperatura, umidade e nitrogênio disponível no solo influenciam a dinâmica da matéria orgânica e de nitrogênio, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa (GEEs) do solo para a atmosfera. Assim, o objetivo desse trabalho foi relacionar emissão de GEEs (CO2, NOx, e N2O) com temperatura, umidade e nitrogênio disponível em latossolo sob cultivo de milho em rotação com plantas de cobertura em sistemas convencional e plantio direto. Os gases foram coletados em parcelas sob Crotolaria juncea L, Mucuna pruriens (L.) DC e vegetação espontânea (ausência de culturas em sucessão ao milho). A concentração de CO2 foi medida por Analisador de Gás infravermelho e o fluxo de NO determindo por meio de uma câmara dinâmica com analisador de quimiluminescência associada a um datalogger. As amostras de N2O foram coletadas utilizando uma câmara estática e sua concentração analisada por cromatografia gasosa. Amostras de solo foram coletadas (0 e 5 cm) para determinar N-NO3, N-NH4 e a umidade do solo. Os valores de teor gravimétrico de água (0g) foram convertidos em espaço de poros saturado com água (EPPA). As variações dos fluxos de CO2 foram explicadas em sua maior parte por EPPA. Porém, a concentração de N-NH4+ também explicou os fluxos de CO2 no solo sob crotolária juncea e mucuna-cinza, em sistema convencional e vegetação espontânea no plantio direto. EPPA explicou 38% de variação dos fluxos de NO, nas parcelas sob crotolária juncea em plantio direto.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEmissão de gases de efeito estufa associada à umidade, temperatura e nitrogênio disponível no solo sob plantio convencional e direto no Cerrado.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGás
dc.subject.thesagroEfeito Estufa
dc.subject.thesagroLatossolo
dc.subject.thesagroCerrado
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.format.extent25 p.
riaa.ainfo.id662497
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-05
dc.contributor.institutionARMINDA MOREIRA DE CARVALHO, CPAC; MERCEDES MARIA DA CUNHA BUSTAMANTE, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Emissao-de-gases-de-efeito-estufa.pdf165.15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace