Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662691
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFREITAS, L. S. de
dc.contributor.authorPEIXOTO, M. G. C. D.
dc.contributor.authorSILVA, M. de A. e
dc.contributor.authorVERNEQUE, R. da S.
dc.contributor.authorFELIPE, V. P. S.
dc.contributor.authorLEITE, M. B.
dc.date.accessioned2024-04-24T19:53:10Z-
dc.date.available2024-04-24T19:53:10Z-
dc.date.created2010-03-30
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662691-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo de filhas de touros provados para leite nos rebanhos parceiros do programa de melhoramento da raça Gir Leiteiro, com vistas ao estudo futuro da interação genótipo x ambiente (GxE). Somente touros que apresentavam PTA leite acima de 100 kg foram utilizados na análise. As produções de leite das filhas destes touros foram agrupadas em quatro categorias de produção (até 1.970 kg, de 1.970 a 2.770 kg, de 2.770 a 3.710 kg e acima de 3.710 kg). Para verificar a contribuição do touro sobre a média do rebanho, foi calculado o desvio da média de produção das filhas em relação á média das companheiras de rebanho-ano de parto. A partir destes cálculos, foi obtido o percentual de rebanhos em que as filhas do touro apresentavam desvios alto (>30 kg de leite), nulo (entre 30 e -30 kg de leite) e baixo (<-30 kg de leite). Os resultados obtidos sugeriram a existência de interação GxE evidenciada pela grande dispersão de categorias de produção das filhas de touros nos rebanhos, uma vez que filhas de reprodutores com mais altos PTA apresentaram produção abaixo da média em alguns rebanhos, além de não haver correspondência entre as curvas de tendências das médias de valor genético e produção de leite em um mesmo rebanho para as filhas de um mesmo touro.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAcurácia
dc.subjectBovino de leite
dc.subjectInteração genótipo x ambiente
dc.subjectPTA
dc.titleAvaliação do desempenho produtivo de filhas de touros provados da raça Gir Leiteiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTeste de Progênie
riaa.ainfo.id662691
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-24
dc.contributor.institutionLUCIANA SALLES DE FREITAS, UFMG; MARIA GABRIELA CAMPOLINA D PEIXOTO, CNPGL; MARTINHO DE ALMEIDA E SILVA, UFMG; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL; VIVIAN PAULA SILVA FELIPE, UFMG; MARCELLO BARROS LEITE, UNIUBE - UBERABA, MG.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-do-desempenho-produtivo-de-filhas-de-touros.pdf490.19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace