Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663146
Título: Determinação das frequências genotípicas e alélicas do gene da Osteopontina em bonivos da raça Girolando.
Autoria: MELLO, F. de
PAIVA, D. de S.
FONSECA, I.
ANTUNES, G. R.
COBUCI, J. A.
FREITAS, A. F. de
MENEZES, C. R. A. de
PAIVA, L. de C.
COSTA, C. N.
SILVA, M. V. G. B.
GUIMARAES, M. F. M.
Afiliação: FERNANDA DE MELLO, UFRGS; DAISYLÉA DE SOUZA PAIVA, UFJF; ISABELA FONSECA, FAPEMIG; GUSTAVO RESENDE ANTUNES, UFJF; JAIME ARAÚJO COBUCI, UFRGS / CNPQ; CELSO RIBEIRO ANGELO DE MENEZES, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIROLANDO; LEANDRO DE CARVALHO PAIVA, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIROLANDO; CLAUDIO NAPOLIS COSTA, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS GUIMARAES, CNPGL.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringa: SBZ: UEM, 2009.
Conteúdo: A Osteopontina (OPN) é uma glicoproteína altamente fosforilada expressa em vários tecidos e apresenta alta expressão nas células epiteliais da glândula mamária, tendo um importante papel na proliferação e na diferenciação celular assim como no envolvimento com características de produção do leite. Estudos identificaram locos de característica quantitativa (QTL) no cromossomo 6 dos bovinos (BTA6) próximo do gene OPN para porcentagem de proteína e gordura no leite. Neste trabalho, foram genotipados 71 touros da raça Girolando para o gene candidato OPN. Foram utilizados marcadores do tipo SNP para a genotipagem dos touros pertencentes ao Teste de Progênie da raça para a identificação dos alelos do íntron 4 (C/T) do gene OPN. O DNA dos touros foi extraído e amplificado pela técnica de PCR e o produto foi digerido com a enzima de restrição BsrI. A freqüência dos genótipos CC, CT e TT na população de touros foi de 57,75%, 38,02% e 4,23%, respectivamente. As freqüências alélicas nessa população foram iguais a 76,76% para o alelo C e 23,24% para o alelo T, estando em equilíbrio de HardyWeinberg (P = 0,7439). A alta freqüência do alelo C nesses touros pode ser um efeito de seleção nestes animais.
Palavras-chave: Osteopontina
SNP
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Determinacao-das-frequencias-genotipicas-e-alelicas.pdf191,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace