Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663315
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FRANCHINI, J. C.
DEBIASI, H.
HOFFMANN-CAMPO, C. B.
PASINI, A.
SACOMAN, A.
SILVA, J. R. da
FRANÇA, C.
CARRARA, R.
Additional Information: JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSo; HENRIQUE DEBIASI, CNPSo; CLARA BEATRIZ HOFFMANN CAMPO, CNPSo; AMARILDO PASINI, UEL; ANTONIO SACOMAN, COCAMAR; JOSÉ RENATO DA SILVA, UNOPAR - Graduação; CRISTIANO FRANÇA, UEL; RENATA CARRARA, UNIFIL.
Title: Abundância e diversidade da macrofauna do solo em diferentes fases de um sistema de integração lavoura-pecuária no arenito paranaense.
Publisher: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, Brasília, DF, 2009. Resumos e palestras apresentados. Brasília, DF: Embrapa, 2009. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: A macrofauna do solo exerce importante papel na ciclagem de nutrientes e agregação do solo, pois é responsável pela fragmentação dos resíduos orgânicos, mistura das partículas minerais e orgânicas, redistribuição da matéria orgânica e abertura de canais (bioporos). A abundância e diversidade da macrofauna do solo foram avaliadas em áreas submetidas a diferentes fases de um sistema de integração lavoura-pecuária, implantado em 2006, em Jardim Olinda/PR, sobre um Latossolo Vermelho arenoso (110 g kg-1 de argila). A área foi dividida em quatro módulos de 6 ha: P01 ? pasto/pasto/pasto/pasto/soja; P02 ? pousio/braquiária safrinha/ soja/milho + braquiária/soja; P03 ? pousio/milho + braquiária/soja/milho + braquiária/pasto; e P04 ? pousio/milho + braquiária/pasto/pasto/pasto. A espécie de braquiária utilizada na pastagem e no consórcio com o milho foi a Brachiaria brizantha cv. ?Xaraes?. Os módulos caracterizados por uma maior proporção de culturas anuais de grãos (P02 e P03) apresentaram menor abundância e diversidade da macrofauna em relação ao P01 e P04, explorados com pastagens perenes por mais tempo. O módulo P04 caracterizou-se por uma menor abundância total de organismos da macrofauna do solo em comparação ao P01, sendo essa diferença associada à densidade populacional de oligoquetas. Esses dois módulos apresentaram similaridade em relação à diversidade da macrofauna. Assim, concluiu-se que o uso de forrageiras tropicais em sistemas de integração lavoura-pecuária melhora a qualidade biológica do solo em termos da abundância e diversidade da macrofauna.
Thesagro: Soja
Biologia do solo
NAL Thesaurus: Soybeans
Soil biology
Integrated agricultural systems
Year: 2010-04-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
30649.pdf69,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace