Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/664374
Título: Avaliação do impacto de técnicas de remediação via oxidação química nas características de solos brasileiros.
Autoria: TEIXEIRA, S. C. G.
SILVA, L. A. da
GUIMARÃES, R. B.
PEREZ, D. V.
MARQUES, M. R. da C.
Afiliação: SILVIO CÉSAR GODINHO TEIXEIRA, PETRÓLEO BRASILEIRO S. A.; LEANDRO ALEXANDRE DA SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; RENATO BASTOS GUIMARÃES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; MÔNICA REGINA DA COSTA MARQUES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 4., 2009, Rio de Janeiro. Resumos expandidos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. p. 440-443.
Conteúdo: Nesse trabalho avaliou-se o comportamento do solo após o tratamento com água oxigenada, reagente utilizado na remediação de solos contaminados por Reagente de Fenton. Os resultados mostraram que o calor liberado destruiu a estrutura da montmorilonita (Mont) do solo vertissolo (V). Por outro lado, a estrutura da caolinita (Cao) do argissolo (P) não foi danificada. Os espectros de FT-IR da matéria orgânica natural (MO) são bastante semelhantes e não apresentam grupos aromáticos para ambos os solos. Após o tratamento, a matéria orgânica presente no V foi oxidada pelo H2O2, o que ficou evidente pelo aparecimento de uma vibração axial de sistema C-O presentes em ácidos carboxílicos no FTIR. Este resultado pode ser explicando considerando que as argilas formam agregados com a MO, protegendo de ataques oxidativos. Como no caso do V a sua estrutura mineral foi destruída, a MO perdeu sua proteção. A capacidade de troca de catiônica (CTC) também foi modificada nesse solo.
Thesagro: Contaminação
Solo
Palavras-chave: Oxidação Química
Solos Brasileiros
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-do-impacto-de-tecnicas-de-remediacao-2009.pdf136,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace