Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/68113
Título: Sistema de produção agrícola, para agricultura familiar no Médio Parnaíba Piauiense.
Autoria: SAGRILO, E.
ARAUJO NETO, R. B. de
OLIVEIRA JUNIOR, J. O. L. de
OLIVEIRA, F. das C.
SERPA, J. E. S.
COSTA, H. P.
FREITAS, A. P. B.
ARAÚJO, F. S.
Afiliação: EDVALDO SAGRILO, CPAMN; RAIMUNDO BEZERRA DE ARAUJO NETO, CPAMN; JOSE OSCAR LUSTOSA DE OLIVEIRA JUNIOR, CPAMN; FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA, CPAMN; JOAO ERIVALDO SARAIVA SERPA, CPAMN; HERLON PIMENTEL COSTA, Bolsistas do CNPq; ADRIANA PATRÍCIA BARBOSA FREITAS, Bolsistas do CNPq; FERNANDO SILVA ARAÚJO, Bolsistas do CNPq.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 6., 2004, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2004. 9 p. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A agricultura familiar representa 85% dos estabelecimentos rurais do Brasil, concentrando-se a maioria destes estabelecimentos na Região Nordeste, onde a carência de alternativas tecnológicas adequadas às condições sócio-econômico dos agricultores familiares faz com que os mesmos subsistam às custas de métodos extremamente ineficientes de produção agropecuária. No Piauí o sistema de produção agrícola familiar em uso consiste de um consórcio de três ou mais culturas em roça não destocada, cujo preparo da área se resume à derrubada da vegetação e queima. Trata-se de um sistema de agricultura itinerante, no qual, após um ciclo de cultivo, a área é mantida sobre repouso por seis a dez anos, para a regeneração da vegetação. Com base nos dados obtidos em levantamentos efetuados em estabelecimentos rurais, propoi-se o fortalecimento do sistema de produção agrícola familiar já em uso, mediante introdução de tecnologias simples e de fácil execução, que resultem na melhoria da qualidade dos produtos, com agregação de valores e que utilizem recursos disponíveis na propriedade. Encontram-se atualmente em validação os sistemas de produção agrícola (mandioca + arroz e mandioca + feijão), por serem sistemas de produção mais importantes, tanto do ponto de vista da alimentação, como da comercialização. A melhoria de um sistema de produção na agricultura familiar deve, prioritariamente, permitir o aumento da produção através do aprimoramento da sua eficiência e não através do aumento da entrada de insumos. A Embrapa Meio-Norte, preconiza que as tecnologias devem ser integradas aos múltiplos componentes da pequena propriedade, como o uso racional e eficiente dos recursos nela existentes, objetivando a produção sustentável para o consumo e venda do excedente, sem comprometer os meios de produção.
Palavras-chave: Agricultura tradicional
Consorciação
Cultura anual
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SistemaProducaoAgricola-19732.pdf327,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace