Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/691915
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMEDEIROS, R. D. de
dc.contributor.authorSMIDERLE, O. J.
dc.contributor.authorMOURÃO JÚNIOR, M.
dc.contributor.authorBENDAHAN, A. B.
dc.contributor.authorCORDEIRO, A. C. C.
dc.contributor.authorCOSTA, N. de L.
dc.date.accessioned2025-07-02T19:51:56Z-
dc.date.available2025-07-02T19:51:56Z-
dc.date.created2010-02-23
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP INTEGRAÇÃO-LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília. Anais... Brasília: Embrapa, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/691915-
dc.descriptionO trabalho teve como objetivo avaliar espécies de plantas de cobertura do solo adaptadas para o sistema de plantio direto em Roraima. Foram implantados e conduzidos sete experimentos nos municípios de Cantá e Boa Vista-RR. Foram avaliados o feijão guandu: Regional, Anã, Petrolina e Super N; Braquiarias: brizantha, humidicula e ruziziensis; Estilosantes cv. Campo Grande e Milheto cv. BN2, semeadas nos meses de abril, maio, agosto e setembro. Utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso em parcelas com 15 m2 com três repetições. Foram avaliados a fitomassa seca da parte aérea (MSPA) de todas espécies/cultivares. Os dados foram submetidos à análise de variância com aplicação de teste F e as médias dos materiais comparadas, utilizando-se o teste de Tukey no nível de 5% de probabilidade. Houve diferenças nas médias de produção de MSPA das plantas obtidas em função das espécies e das épocas de semeadura. Entre as espécies se destacarem as braquiárias brizantha e ruziziensis, obtendo-se produtividade média de MSPA variando de 18,8 a 14,9 t ha-1, respectivamente que não difere do feijão guandu, Cv regional cujas médias variaram de 17,6 a 16,2 t ha-1. A semeadura nos meses de abril e maio proporcionou maiores produtividade de MSPA, comparativamente a efetuada nos meses de agosto e setembro. Considerando-se o desempenho agronômico e produção de forragem, recomenda-se a Brachiaria brizantha, B. ruziziensis e o feijão guandu regional como plantas para cobertura do solo e/ou rotação de culturas, para uso no sistema de plantio direto em Roraima.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação e Recomendação de Espécies de Plantas para Cobertura do Solo em Roraima.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCobertura do Solo
riaa.ainfo.id691915
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-02
dc.contributor.institutionRoberto Dantas de Medeiros, CPAF-RR; Oscar José Smiderle, CPAF-RR; Moisés Mourão Júnior, CPATU; Amaury Burlamaqui Bendahan, CPAF-RR; Antônio Carlos Centeno Cordeiro, CPAF-RR; Newton de Lucena Costa, CPAF-RR.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-RR)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-recomendacao.pdf304.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace