Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/69574
Título: Análise descritiva do padrão de aceitação de frutos de abóbora da agricultura tradicional pelos consumidores.
Autoria: RAMOS, S. R. R.
CARVALHO, H. W. L. de
QUEIROZ, M. A. de
RIBEIRO, V. Q.
OLIVEIRA, I. R. de
OLIVEIRA, V. D. de
RIBEIRO, S. S.
Afiliação: SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CPAMN; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; MANOEL ABÍLIO DE QUEIROZ, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CPATC; VANICE DIAS DE OLIVEIRA, CPATC; SANDRA SANTOS RIBEIRO, CPATC.
Ano de publicação: 2007
Referência: Horticultura Brasileira, v. 25, n. 1, ago. 2007. Suplemento.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: As variedades tradicionais de abóbora são amplamente cultivadas na agricultura tradicional da região Nordeste do Brasil. Os trabalhos de melhoramento efetuados com a espécie são escassos, comparados aos esforços realizados com outras cucurbitáceas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar, previamente, frutos de abóbora selecionados pelos agricultores, visando orientar o trabalho de melhoramento com a espécie. Estabelecendo critérios comercias, os agricultores de Paripiranga (BA) e Simão Dias (SE) selecionaram 33 amostras, as quais foram avaliadas, por meio de 12 critérios, por 66 provadores que identificaram a polpa dos frutos como de coloração laranja (75,76%) e indicaram que esta cor é a preferida (77,27%) para compra. O consumo dos frutos foi feito cozido dentro do feijão (47,52%) ou com carne (18,81%), em sopas (10,89%), purê (8,91%) ou de outras formas (19,80%). Na cocção, a polpa manteve-se firme (67%), com sabor variando de levemente adocicado (35%) a adocicado (42%). Os avaliadores (70%) aprovaram as características apresentadas pelos frutos e ainda informaram que, no momento da compra, optam, preferencialmente, por frutos que apresentem tamanhos médios (59,09%), com peso variando de 5 a 10 kg (42,42%) e que possuam polpa laranja (69,70%) com sabor levemente adocicado (77,27%). Os dados obtidos caracterizam previamente os frutos de abóbora selecionados pelos agricultores e os critérios estabelecidos pelos consumidores para tamanho, peso, cor e sabor da polpa, podem orientar o trabalho de melhoramento genético da espécie na região.
Thesagro: Abóbora
Cucúrbita Moschata
Comercialização
Mercado
Variedade
Notas: Edição dos Anais do 47° Congresso Brasileiro de Olericultura; 4º Simpósio Brasileiro sobre Cucurbitáceas, Porto Seguro, ago. 2007. 1 CD-ROM.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
108-08.pdf151,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace