Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/69602
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorHOLANDA NETO, M. R.
dc.contributor.authorLEITE, L. F. C.
dc.contributor.authorARAÚJO, F. S.
dc.contributor.authorCOSTA, D. B.
dc.contributor.authorLIMA, S. S.
dc.contributor.authorAGUILA, R. M. D.
dc.date.accessioned2023-10-05T12:23:48Z-
dc.date.available2023-10-05T12:23:48Z-
dc.date.created2008-03-15
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Gramado: SBCS, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/69602-
dc.descriptionA adoção de sistemas de manejo considerados conservacionistas, como plantio direto, tem-se apresentado como alternativa viável para assegurar a sustentabilidade do uso agrícola do solo, principalmente nos Latossolos de Cerrado. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito do sistema plantio direto com diferentes tempos de adoção sobre os atributos químicos e os estoques de carbono de um Latossolo Vermelho-Amarelo no Cerrado Piauiense. Foram estudados o sistema plantio direto com 2 (SPD2), 4 (SPD4), 6 (SPD6) e 8 (SPD8) anos de adoção, além do sistema de preparo convencional (SPC) e de uma floresta nativa (FN), utilizada como referência. As amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-40 cm para determinação dos atributos químicos do solo. Na camada de 0-5 cm, os maiores teores de Ca, K e P foram observados nos solos sob sistema plantio direto, SPD2, SPD4, SPD6 e SPD8 em comparação ao sistema plantio convencional SPC. Nessa camada existe acúmulo de palhada e restos orgânicos facilitando a disponibilidade desses elementos em maior quantidade. Maiores estoques de carbono orgânico total (COT) foram também observados nos sistemas plantio direto comparativamente ao plantio convencional. Os maiores teores de nutrientes associados aos elevados estoques de carbono melhoraram a qualidade do solo sob plantio direto o que o torna uma estratégia de uso e manejo do solo importante para os cerrados do Piauí.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMatéria orgânica do solo
dc.subjectQualidade do solo
dc.subjectSistema de preparo
dc.titlePlantio direto com diferentes tempos de adoção em latossolos do cerrado piauiense: atributos químicos e estoques de carbono.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.description.notes1 CD-ROM.
dc.format.extent25 p.
riaa.ainfo.id69602
riaa.ainfo.lastupdate2023-10-05
dc.contributor.institutionMANOEL RIBEIRO HOLANDA NETO, BOLSISTA ITI/CNPQ/EMBRAPA MEIO-NORTE; LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; FERNANDO SILVA ARAÚJO, UFPI; DANIELA BATISTA COSTA, UFPI; SANDRA SANTANA DE LIMA, UFPI; RICARDO MONTALVAN DEL AGUILA, CPAMN.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
S-120-08.pdf525.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace