Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/69605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, S. S.
dc.contributor.authorLEITE, L. F. C.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, F. das C.
dc.contributor.authorCOSTA, D. B.
dc.contributor.authorARAÚJO, F. S.
dc.contributor.authorHOLANDA NETO, M. R.
dc.date.accessioned2023-10-05T12:23:55Z-
dc.date.available2023-10-05T12:23:55Z-
dc.date.created2008-03-15
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Gramado: SBCS, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/69605-
dc.descriptionOs sistemas agroflorestais têm sido amplamente divulgados como uma forma de manejo sustentável, especialmente pra a agricultura familiar. O objetivo do trabalho foi avaliar os teores de nutrientes e estoques de carbono em Latossolo Vermelho-Amarelo manejados com sistemas agroflorestais a fim de identificar sua influência na melhoria da qualidade do solo em áreas de Cerrado do Piauí. Foram estudados quatro sistemas: agricultura de corte e queima (ACQ), sistemas agroflorestais com dois (SAF2) e nove anos de adoção (SAF9) e uma área sob floresta nativa (FN) como referência de um estado de equilíbrio. Foram coletadas amostras de solo nas camadas de 0-5, 5-10 e 10-20 cm para determinação do pH e dos teores de Al, Ca, Mg, K, P, COT e NT. A ACQ apresentou maior acidez ativa nas camadas mais profundas em relação aos outros sistemas. A ACQ apresentou menores valores de pH do solo em relação aos demais sistemas exceto na camada de 0-5. O SAF9 apresentou valores de pH similares ao da FN. Em relação ao K, os dois sistemas agroflorestais foram superiores à FN e a ACQ em todas as camadas. Os maiores teores de nutrientes e estoques de COT, NT e P foram verificados nos SAFs. Quanto aos estoques de NT, nas camadas de 5 - 10 e 10 - 20 cm, os maiores valores (p<0,05) foram observados nos tratamentos FN e SAF. Os SAFs melhoraram as propriedades químicas do solo assim como aumentaram os teores de nutrientes e estoques de carbono do solo, e podem representar alternativa viável de manejo do solo no Cerrado do Piauí.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectAgricultura corte
dc.subjectQueima
dc.subjectMatéria orgânica de solo
dc.titleSistemas agroflorestais em latossolos no cerrado piauiense: teores de nutrientes e estoques de carbono.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.description.notes1 CD-ROM.
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id69605
riaa.ainfo.lastupdate2023-10-05
dc.contributor.institutionSANDRA SANTANA LIMA, UFPI; LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA, CPAMN; DANIELA BATISTA COSTA, BOLSISTA DTI-M/CNPQ/EMBRAPA MEIO-NORTE; FERNANDO SILVA ARAÚJO, UFPI; MANOEL RIBEIRO HOLANDA NETO, BOLSISTA CNPQ/EMBRAPA MEIO-NORTE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
S-121-08.pdf389,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace