Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/69612
Título: Inoculação com Bradyrhizobium elkanii sob Neossolo Flúvico e componentes de produção em feijão-caupi em Teresina, PI.
Autoria: GUALTER, R. M. R.
ALCANTARA, R. M. C. M. de
LEITE, L. F. C.
ROCHA JÚNIOR, A. F.
ALMEIDA, A. L. G.
Afiliação: RÉGIA MARIA REIS GUALTER, UFPI; ROSA MARIA CARDOSO M DE ALCANTARA, CPAMN; LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; AGENOR FRANCISCO ROCHA JÚNIOR, ESTAGIÁRIO EMBRAPA MEIO-NORTE; ANTÔNIO LUÍS GALVÃO DE ALMEIDA, INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO - TIMON-MA.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Gramado: SBCS, 2007.
Páginas: 5 p.
Conteúdo: O feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp) tem alto teor protéico e é consumido pelos brasileiros, notadamente das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A simbiose do feijão-caupi com bactérias fixadoras de N2 atmosférico pode aumentar a produção e diminuir os impactos ambientais negativos gerados pelo uso excessivo de fertilizantes nitrogenados, provenientes dos combustíveis fósseis. Historicamente, essa cultura apresenta baixa produtividade de grãos estimada em 243 kg ha-1, em conseqüência da baixa disponibilidade de nutrientes no solo, principalmente o nitrogênio, o qual pode ser aumentada pelo uso de inoculantes de rizóbio eficientes e competitivos que supram a necessidade da planta. No presente trabalho avaliou-se em um Neossolo Flúvico Eutrófico a resposta de duas cultivares de feijão-caupi (BRS Guariba e BRS Marataoã) inoculadas ou não com Bradyrhizobium elkanii e os efeitos da adição ou não de P, K e Mo sobre a matéria seca das plantas, número de nódulos, acúmulo de nitrogênio na parte aérea e produtividade de grãos no município de Teresina, Piauí. As variáveis foram analisadas aos 35, 50 e 65 dias após a emergência da cultura (DAE). A inoculação favoreceu o aumento no número de nódulos e na matéria seca dos nódulos em todas as épocas avaliadas. A matéria seca da parte aérea foi influenciada pela presença do molibdênio, apenas nos 50 DAE. Os tratamentos com inoculação, sem P, K e Mo, cultivar BRS Marataoã e sem inoculação, com P, K e Mo, cultivar BRS Guariba apresentaram maiores produções de matéria seca das raízes (p>0,05) nos 35 e 65 DAE respectivamente. O acúmulo de N na parte aérea foi influenciado pela estirpe BR-3262 apenas nos 35 DAE, devido ao período vegetativo da planta, em que requer maior assimilação fotossintética. A produtividade de grãos, o comprimento de vagens e o peso de 100 grãos foram influenciados pela inoculação com a cultivar BRS Guariba. A estirpe BR-3262 (caracterizada como Bradyrhizobium elkanii) mostrou-se competitiva em relação à população rizobiana.
Thesagro: Produtividade
Vigna Unguiculata
Palavras-chave: Rizóbio
Notas: 1 CD-ROM.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
S-123-08.pdf458,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace