Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMULLER, M. D.
dc.contributor.authorDEMARTINI, D.
dc.contributor.authorCASTRO, C. R. T. de
dc.contributor.authorNASCIMENTO JUNIOR, E. R. do
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorFERNANDES, E. N.
dc.date.accessioned2025-07-24T05:22:16Z-
dc.date.available2025-07-24T05:22:16Z-
dc.date.created2010-04-22
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentadas. Brasília, DF: Embrapa, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697294-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho inicial de plantas de pinhão manso plantadas em diferentes espaçamentos e consorciadas com pastagens de B. decumbens previamente estabelecidas. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 6 repetições. Os tratamentos consistiram de 6 diferentes arranjos espaciais, sendo 5 espaçamentos em consórcio silvipastoril e 1 espaçamento convencional, em monocultivo. Foram tomadas medidas de altura das plantas, diâmetro do coleto, diâmetro de copa e número de brotações aos 30, 60, 90 e 120 dias após o plantio. Embora as médias das variáveis estudadas não tenham diferido estatisticamente (P<0,05), observou-se que no espaçamento 6x3m o diâmetro das copas das plantas foi menor do que a média dos demais tratamentos. No espaçamento 6x1,5m o número de brotações por planta foi maior do que a média dos demais tratamentos e no espaçamento 3x2m as variáveis altura e diâmetro de coleto apresentaram médias menores do que nos demais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPinhão manso
dc.titleEstabelecimento de pinhão manso (Jatropha curcas L.) em sistema de consórcio com pastagem de brachiaria decumbens na zona da mata mineira.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.description.notesPublicado também no VI Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, Lavras, 2009.
riaa.ainfo.id697294
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-23
dc.contributor.institutionMARCELO DIAS MULLER, CNPGL; DALMIR DEMARTINI, FACULDADE DE ITAPIRANGA; CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; EDER RIBEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; ELIZABETH NOGUEIRA FERNANDES, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estabelecimento-de-pinhao-manso.pdf287.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace