Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697369
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPEIXOTO, M. G. C. D.
dc.contributor.authorPRAXEDES, W. A.
dc.contributor.authorPEREIRA, M. C.
dc.contributor.authorCARNEIRO, R. V.
dc.contributor.authorPIRES, M. de F. A.
dc.contributor.authorVERNEQUE, R. da S.
dc.date.accessioned2024-04-24T18:53:30Z-
dc.date.available2024-04-24T18:53:30Z-
dc.date.created2010-04-23
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringá: SBZ, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697369-
dc.descriptionForam analisadas 4.761 informações de 2.500 vacas da raça Gir Leiteiro com o objetivo de determinar os fatores que interferem com o temperamento e verificar a associação do escore para temperamento (ET) com a produção de leite e a permanência do animal no rebanho. O ano e época de parto, e rebanho afetaram significativamente o ET, o que sugere que fatores ambientes, tais como temperatura, precipitação, umidade e manejo inerentes a cada período ou em cada rebanho podem influenciar o temperamento do animal. Os valores de ET podem alterar dependendo do indivíduo que avaliou os animais, possivelmente devido à subjetividade da metodologia. O coeficiente de regressão negativo da idade da vaca ao parto sobre o temperamento indica diminuição nos escores de temperamento com o avanço da idade da vaca. O temperamento influenciou significativamente (p<0,05) a produção de leite apenas à primeira das três lactações avaliadas, sugerindo que, em lactações subsequentes, as produções de leite das vacas que permanecem no rebanho não são afetadas pelo temperamento. Todos os efeitos analisados sobre o temperamento foram importantes e devem ser considerados ao se comparar animais para essa característica. O temperamento é uma variável importante para a produção de leite no início da vida produtiva da vaca. Boas práticas de manejo no rebanho e/ou descarte precoce de vacas bravas podem contribuir para a maior frequência de vacas mansas no rebanho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleFatores que influenciam o temperamento de vacas Gir Leiteiro e seu impacto sobre a produção de leite.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComportamento Animal
riaa.ainfo.id697369
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-24
dc.contributor.institutionMARIA GABRIELA CAMPOLINA D PEIXOTO, CNPGL; WANESSA APARECIDA PRAXEDES, FAPEMIG; MARCIO CINACHI PEREIRA, FAPEMIG; RACHEL VICCINI CARNEIRO, UNIPAC; MARIA DE FATIMA AVILA PIRES, CNPGL; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Fatores-que-influenciam-o-temperamento-de-vacas-Gir-Leiteiro.pdf180.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace