Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697851
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorROSA NETO, C.
dc.contributor.authorALMEIDA, C. O. de
dc.date.accessioned2024-08-12T18:54:06Z-
dc.date.available2024-08-12T18:54:06Z-
dc.date.created2008-01-09
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697851-
dc.descriptionOs setores atacadista e varejista são os principais agentes no canal de distribuição de alimentos em todo o mundo. O atacado abrange distribuidores atacadistas, operadores logísticos e representantes, enquanto que o varejo inclui hipermercados, supermercados, lojas de conveniência, frutarias, feiras livres, dentre outros. A distribuição de frutas, dada as suas características de perecibilidade, requer desses agentes uma atenção especial no processo de comercialização, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos que consomem. Em Rondônia, os atacadistas e varejistas adquirem as frutas que comercializam dentro do próprio estado e de outras regiões do país. Visando conhecer as características desses dois setores como canais de distribuição de frutas no Estado, realizou-se pesquisa exploratória, utilizando-se a técnica de amostragem intencional não probabilística, por meio da aplicação de instrumento de coleta de dados semi-estruturado junto a operadores do atacado e do varejo de frutas. Os resultados obtidos indicam que os setores atacadista e varejista de frutas em Rondônia são razoavelmente estruturados, principalmente os varejistas de maior porte, por contar com fornecedores já definidos e por possuir uma estrutura logística bem delineada. Ainda que estes tenham demonstrado preferência em adquirir as frutas que comercializam diretamente dos produtores, acabam deixando de fazê-lo, por causa do não cumprimento dos acordos firmados e pela falta de regularidade da produção, principalmente no período de entressafra.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema agroindustrial
dc.subjectCanal de distribuição
dc.subjectAtacado
dc.subjectVarejo
dc.subjectRondônia
dc.subjectDistribuition channels
dc.subjectfruit culture
dc.subjectWholesale
dc.subjectRetail
dc.titleCaracterísticas do setor de distribuição de frutas in natura e processadas em Rondônia: um estudo dos setores atacadista e varejista.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFruticultura
riaa.ainfo.id697851
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-12
dc.contributor.institutionCALIXTO ROSA NETO, CPAF-RO; CLOVIS OLIVEIRA DE ALMEIDA, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
212-.pdf579.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace