Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/698886
Title: Características físicas de solos associados a sistemas agroflorestais nos municípios de Machadinho d'Oeste e Montenegro, Rondônia.
Authors: MENEZES, S. F. M.
LOCATELLI, M.
BENTES-GAMA, M. de M.
SILVA FILHO, E. P. da
Affiliation: STHÉFANIE FREITAS MAIA MENEZES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; MARÍLIA LOCATELLI, CPAF-RO; MICHELLINY DE MATOS BENTES-GAMA, CPAF-RO; ELIOMAR PEREIRA DA SILVA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado, RS. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. Gramado: SBCS: UFRGS Solos, 2007. 1 CD ROM.
Description: Sistemas agroflorestais são tipos de uso da terra importantes na região Amazônica por terem características sustentáveis, ou seja, produzir para o presente momento, mantendo os fatores ambientais em condições de serem utilizados para as gerações futuras. A preocupação com a qualidade do solo tem aumentado nos últimos anos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do solo sob sistema agroflorestal, mediante a quantificação de alguns atributos físicos em áreas com 10 ou mais anos após plantio nos municípios de Machadinho d´Oeste e Montenegro, Rondônia. Foram retiradas amostras de solo para determinação de densidade e umidade volumétrica do solo em cinco sistemas agroflorestais por município. Os tipos de solo encontrados foram Latossolo Amarelo distrófico, Latossolo Vermelho Escuro, Latossolo Vermelho amarelo distrófico, Latossolo Vermelho distrófico. Os valores de densidade global do solo variaram de 0,72 a 1,33 g. cm- 3 e 1,30 e 1,70 g. cm-3 em Machadinho d´Oeste e Montenegro, respectivamente. Verificamos que apenas dois sistemas agroflorestais em Machadinho d´Oeste não apresentam, muito embora, em Montenegro todos mostram sinais de compactação do solo.
Thesagro: Latossolo
Solo
NAL Thesaurus: Montenegro
Keywords: Sistemas Agroflorestais
Densidade volumétrica do solo
Machadinho d'Oeste
Rondônia
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracteristicas-fisicas.pdf52.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace