Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70335
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLEMOS, J. de O.
dc.contributor.authorLEITE, L. F. C.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, F. das C.
dc.contributor.authorFREITAS, R. de C. A. de
dc.contributor.authorCOSTA, C. do N.
dc.contributor.authorSOUSA, A. C. M. de
dc.date.accessioned2024-08-14T17:53:32Z-
dc.date.available2024-08-14T17:53:32Z-
dc.date.created2008-11-26
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70335-
dc.descriptionOs eventos naturais ou ações antrópicas acarretam alterações na qualidade do solo e na dinâmica da matéria orgânica. Este estudo teve por objetivo quantificar as alterações nos teores de nutrientes e nos estoques de carbono, nitrogênio e carbono da biomassa microbiana (Cmic) em sistemas de produção de melancia orgânico e convencional. Foram estudados cinco sistemas: FN: floresta nativa; PD/ORG/SEQ: plantio direto com adubação orgânica em sequeiro; PD/QUI/SEQ: plantio direto com adubação química em sequeiro; PD/QUI/ORG/IRRI: plantio direto com adubação química e orgânica e irrigada por gotejamento (PD/QUI/ORG/IRRI); PC/QUI/SEQ plantio convencional com adubação química em sequeiro. As amostras de solos foram coletadas nas profundidades de 0-10, 10-20 cm, para determinação do pH, Al, Ca, Mg, K e P além dos estoques de C, N e Cmic. Os valores de pH, assim como o de cálcio , foram maiores em solos submetidos à adubação química, no entanto, essa adubação ocasionou menor teor de alumínio. Nos sistemas com adubação orgânica foram observados maiores teores de magnésio e naqueles sob plantio direto, maior valor de K e Cmic. Em comparação à FN, os sistemas orgânicos proporcionaramincremento tanto de carbono como de nitrogênio total. Os sistemas de produção orgânicos melhoraram a qualidade do solo, comparativamente ao sistema de produção convencional.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Documentos, 101).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistemas de cultivo
dc.titleQualidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob sistemas de produção orgânico e convencional de melancia no Município de Jatobá, Norte do Piauí.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroPropriedade Físico-Química
riaa.ainfo.id70335
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-14
dc.contributor.institutionJANYELLE DE OLIVEIRA LEMOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA, CPAMN; RITA DE CÁSSIA ALVES DE FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, MG; CLAUDYANNE DO NASCIMENTO COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; ALLAN CHARLLES MENDES DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDAERAL DO PIAUÍ.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
QualidadeLatossoloVermelhoAmareloMelanciaJtobaPiaui2008.pdf248.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace