Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70335
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLEMOS, J. de O.
dc.contributor.authorLEITE, L. F. C.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, F. das C.
dc.contributor.authorFREITAS, R. de C. A. de
dc.contributor.authorCOSTA, C. do N.
dc.contributor.authorSOUSA, A. C. M. de
dc.date.accessioned2024-08-14T17:53:32Z-
dc.date.available2024-08-14T17:53:32Z-
dc.date.created2008-11-26
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70335-
dc.descriptionOs eventos naturais ou ações antrópicas acarretam alterações na qualidade do solo e na dinâmica da matéria orgânica. Este estudo teve por objetivo quantificar as alterações nos teores de nutrientes e nos estoques de carbono, nitrogênio e carbono da biomassa microbiana (Cmic) em sistemas de produção de melancia orgânico e convencional. Foram estudados cinco sistemas: FN: floresta nativa; PD/ORG/SEQ: plantio direto com adubação orgânica em sequeiro; PD/QUI/SEQ: plantio direto com adubação química em sequeiro; PD/QUI/ORG/IRRI: plantio direto com adubação química e orgânica e irrigada por gotejamento (PD/QUI/ORG/IRRI); PC/QUI/SEQ plantio convencional com adubação química em sequeiro. As amostras de solos foram coletadas nas profundidades de 0-10, 10-20 cm, para determinação do pH, Al, Ca, Mg, K e P além dos estoques de C, N e Cmic. Os valores de pH, assim como o de cálcio , foram maiores em solos submetidos à adubação química, no entanto, essa adubação ocasionou menor teor de alumínio. Nos sistemas com adubação orgânica foram observados maiores teores de magnésio e naqueles sob plantio direto, maior valor de K e Cmic. Em comparação à FN, os sistemas orgânicos proporcionaramincremento tanto de carbono como de nitrogênio total. Os sistemas de produção orgânicos melhoraram a qualidade do solo, comparativamente ao sistema de produção convencional.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Documentos, 101).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistemas de cultivo
dc.titleQualidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob sistemas de produção orgânico e convencional de melancia no Município de Jatobá, Norte do Piauí.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroPropriedade Físico-Química
riaa.ainfo.id70335
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-14
dc.contributor.institutionJANYELLE DE OLIVEIRA LEMOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA, CPAMN; RITA DE CÁSSIA ALVES DE FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, MG; CLAUDYANNE DO NASCIMENTO COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; ALLAN CHARLLES MENDES DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDAERAL DO PIAUÍ.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QualidadeLatossoloVermelhoAmareloMelanciaJtobaPiaui2008.pdf248.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace