Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70381
Título: Efeitos da aplicação do efluente municipal tratado sobre os atributos químicos do substrato da gérbera.
Autoria: DAMASCENO, L. M. O.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. de
GHEYI, H. R.
RIBEIRO, V. Q.
SILVA, C. O.
Afiliação: L. M. O. Damasceno, UFCG; Aderson Soares de Andrade Júnior, Embrapa Meio-Norte; H. R. Gheyi, UFCG; Valdenir Queiroz Ribeiro, Embrapa Meio-Norte; C. O. SILVA, UESPI.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 18., 2008, São Mateus. O equilíbrio do fluxo hídrico para um agriculturta irrigada sustentável. São Mateus: ABID, 2008.
Páginas: 6 p.
Conteúdo: Este estudo visa avaliar os efeitos da aplicação do efluente municipal tratado sobre os atributos químicos do substrato cultivado da gérbera em ambiente protegido, no período de julho a outubro de 2007, em Teresina, PI. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições. Foram aplicados diferentes volumes de água residuária tratada associados a fertilizantes químicos (N e K2O). Os elementos que apresentaram maior aumento, após a aplicação do efluente tratado ocorreram no tratamento com apenas volume de água residuária: pH (5,24 para 5,76), Ca2+(1,71 para 3,14 cmolc dm-3), Mg2+ (1,03 para 1,44 cmolc dm-3) e S (3,11 para 4,87 cmolc dm-3). A aplicação do efluente doméstico tratado no substrato cultivado não ocasionou alterações nos atributos químicos que viessem a provocar efeitos prejudiciais na cultura da gérbera.
Thesagro: Gerbera Jamesonii
Palavras-chave: Água residuária tratada
Atributo químico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1438.pdf35,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace