Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70410
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELO, F. de B.
MILANI, M.
CARDOSO, M. J.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. de
RIBEIRO, V. Q.
Additional Information: Francisco de Brito Melo, Embrapa Meio-Norte; Maira Milani, Embrapa Algodão; Milton José Cardoso, Embrapa Meio-Norte; Aderson Soares de Andrade Júnior, Embrapa Meio-Norte; Valdenir Queiroz Ribeiro, Embrapa Meio-Norte.
Title: Comportamento produtivo de genótipos de mamoneira em baixa altitude em monocultivo e consorciados com feijão-caupi.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 3., 2008, Salvador. Energia e ricinoquímica: [anais]. Salvador: SEAGRI: Embrapa Algodão, 2008.
Pages: 7 p.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento de planta
Manejo cultural
Description: Entre as demandas atuais para o melhoramento genético da mamona, inclui-se a adaptação de genótipos à baixa altitude. Avaliaram-se nove genótipos de mamoneira quanto à produtividade de sementes e outras características agronômicas na condição de baixa altitude em Parnaíba, PI. O plantio da mamona foi realizado no dia 16/03/2007, em um espaçamento de 3,0 m x 1,0 m, em ambos os sistemas de cultivo (solteiro e consorciado). A semeadura do feijão-caupi ocorreu em 26/03/2007, em um espaçamento de 0,50 m x 0,25 m, no sistema de cultivo consorciado, dez dias após a semeadura da mamoneira. Utilizou-se delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições, para cada sistema de cultivo. O genótipo CPAMN 2000-48 apresentou melhor adaptação à condição de baixa altitude por apresentar maior produtividade de sementes nos dois sistemas de cultivo. A produtividade equivalente de mamona, obtida no sistema de consórcio foi superior a 1.700 kg ha-1 para todos os genótipos, indicando que o consórcio foi mais vantajoso em relação ao cultivo solteiro, devendo ser estimulado, principalmente, junto aos agricultores familiares. De um modo geral, o numero de racemos por planta foi o componente de produção que influenciou positivamente a produtividade de sementes de mamona.
Thesagro: Ricinus Communis
Vigna Unguiculata
Data Created: 2009-01-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG05.pdf121,71 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace