Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/708593
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSALMAN, A. K. D.
dc.contributor.authorCAVALCANTE, M. V. B.
dc.contributor.authorBENTES-GAMA, M. de M.
dc.contributor.authorMARCOLAN, A. L.
dc.contributor.authorSOARES, J. P. G.
dc.contributor.authorCOSTA, J. R.
dc.date.accessioned2024-08-12T19:54:22Z-
dc.date.available2024-08-12T19:54:22Z-
dc.date.created2008-01-09
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 17.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 9.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 13., 2007, Londrina. A zootecnia frente a novos desafios: anais. Londrina: UEL /ABZ, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/708593-
dc.descriptionVisando avaliar a inclusão de duas espécies de leguminosas, uma de porte arbustivo (Leucaena leucocephala) e outra de porte arbóreo (Samanea saman), em duas áreas (áreas alta e baixa) de uma pastagem formada por Brachiaria humidícola, o crescimento das árvores foi monitorado em duas épocas do ano (águas e secas). Amostras da camada 0-20 cm do solo foram retiradas nas duas áreas. Para avaliação do crescimento das árvores, foram feitas medidas da altura total e da altura até a primeira bifurcação, utilizando-se régua graduada, e do diâmetro da altura do peito (DAP), utilizando-se paquímetro. Os teores de alumínio no solo estavam mais elevados na parte baixa (8,4 mmolc/dm3) do que na parte alta (1,0 mmolc/dm3) da pastagem. Independentemente da época do ano, a Leucaena leucocephala e a Samanea saman cresceram mais rápido na parte mais alta da pastagem, indicando que as duas espécies não são tolerantes aos elevados níveis de alumínio no solo.
dc.format1 CD ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBrachiaria ssp
dc.subjectÁrvore Leguminosa
dc.subjectSistema silvipastoril
dc.titleAvaliação do crescimento de árvores leguminosas introduzidas em área de pastagens de braquiária com diferentes relevos no município de Porto Velho, Rondônia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroArborização
dc.description.notesZOOTEC 2007. Também publicado na REUNIÃO AMAZÔNICA DE AGROECOLOGIA, 1., 2007, Manaus.
riaa.ainfo.id708593
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-12
dc.contributor.institutionANA KARINA DIAS SALMAN, CPAF-RO; M. V. B. CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; MICHELLINY PINHEIRO DE MATOS BENTES, CPAF-RO; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; JOAO PAULO GUIMARAES SOARES, CNPAB; J. R. COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-do-crescimento.pdf19.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace