Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/708594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSALMAN, A. K. D.
dc.contributor.authorCAVALCANTE, M. V. B.
dc.contributor.authorBENTES-GAMA, M. de M.
dc.contributor.authorMARCOLAN, A. L.
dc.contributor.authorSOARES, J. P. G.
dc.contributor.authorCOSTA, J. R.
dc.date.accessioned2024-08-12T19:54:26Z-
dc.date.available2024-08-12T19:54:26Z-
dc.date.created2008-01-09
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 17.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 9.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 13., 2007, Londrina. A zootecnia frente a novos desafios: anais. Londrina: UEL /ABZ, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/708594-
dc.descriptionEste estudo visou avaliar a produção e a composição química da forragem em duas áreas (alta e baixa) de uma pastagem de braquiária arborizada com duas espécies de árvores leguminosas, Leucaena leucocephala e Samanea saman, em dois períodos do ano (águas e seca). Amostras da camada 0-20 cm do solo foram retiradas nas duas áreas. Amostras do capim foram retiradas por amostragem aleatória utilizando-se um quadrado de 1 m2. A matéria seca (MS) foi determinada em estufa 65oC por 72 horas. Nas amostras de forragem foram determinados os teores de proteína (PB), fósforo (P) e potássio (K). Os solos das duas áreas apresentaram diferenças com relação aos teores P, Ca, Matéria Orgânica e Al. Mesmo assim, a produção de MS da pastagem não diferiu entre as áreas. No período seco a produção de MS (1,3 ton/ha) representou 28% daquela observada no período das chuvas (4,6 ton/ha). A composição química da forragem também não diferiu entre as duas áreas, com exceção da %PB, durante o período seco, que foi maior no capim da parte alta (7,4) em relação ao da parte baixa da pastagem (5,3). Nesse estudo, apesar das diferenças de relevo e de composição química do solo nas duas áreas avaliadas, a produção e a composição química da braquiária foram semelhantes em ambas as áreas.
dc.format1 CD ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÁrvore leguminosa
dc.subjectSistema silvipastoril
dc.subjectPorto Velho
dc.titleProdução e composição química da forragem em pastagem de braquiária arborizada com leguminosas em duas estações do ano (águas e seca) no município de Porto Velho, Rondônia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroArborização
dc.subject.thesagroBrachiaria sp
dc.description.notesZOOTEC 2007. Trabalho também apresentado na REUNIÃO AMAZÔNICA DE AGROECOLOGIA, 1., 2007, Manaus.
riaa.ainfo.id708594
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-12
dc.contributor.institutionANA KARINA DIAS SALMAN, CPAF-RO; M. V. B. CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; MICHELLINY PINHEIRO DE MATOS BENTES, CPAF-RO; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; JOAO PAULO GUIMARAES SOARES, CNPAB; JANAINA RIBEIRO COSTA ROUWS, CNPAB.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Producao-e-composicao-quimica.pdf20.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace