Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/709007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.contributor.authorCOSTA, E. F. de M.
dc.contributor.authorDIAS, R. de C. S.
dc.contributor.authorQUEIRÓZ, M. A. de
dc.date.accessioned2024-08-09T19:56:10Z-
dc.date.available2024-08-09T19:56:10Z-
dc.date.created2008-02-20
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 47.; SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE CUCURBITÁCIEAS, 4., 2007, Porto Seguro. Anais... Porto Seguro: Associação Brasileira de Horticultura, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/709007-
dc.descriptionEste trabalho objetivou estimar a natureza e a magnitude dos efeitos gênicos que controlam 10 caracteres agronômicos em melancia. O experimento foi realizado na Estação Experimental da Embrapa Rondônia, em Machadinho do Oeste-RO. Os tratamentos compuseram-se de dois grupos de genitores (GI, linhagens: Cpafro 1175, Cpafro 1022 e Cpafro 3137; e GII, acessos da coleção de germoplasma da Embrapa Rondônia: Cpafro CA02, Cpafro OR05 e Cpafro TG01) e por nove híbridos resultantes do cruzamento entre os dois grupos. Utilizou-se delineamento de blocos casualizados, com três repetições e parcelas de sete plantas. Avaliaram-se: produtividade (PRD); peso de fruto (PMF); teor de sólidos solúveis (TSS); diâmetro transversal (DTF) e longitudinal do fruto (DLF); espessura da casca no pedúnculo (ECP) e na cicatriz floral (ECF); número de sementes por fruto (NSF); peso de 100 sementes (PCS) e largura da semente (LDS). Estimaram-se os efeitos das capacidades geral (CGC) e específica (CEC) de combinação, por meio de análise dialélica parcial do tipo ‘linhas e testadores’. Apenas PRD e NSF foram não significativos entre os tratamentos. Observaram-se diferenças significativas na CGC entre os grupos, para todas as variáveis, exceto TSS, ECF e NSF, sugerindo haver grande diferença na contribuição dos dois grupos no desempenho dos híbridos. Verificaram-se diferenças significativas de CGC para TSS, no GI, e para DLF, DTF, PCS e LDF, no GII, evidenciando existir maior variabilidade entre o grupo de acessos. Os efeitos da CEC superam os da CGC apenas em ECF e NSF, indicando haver predominância de ação gênica não-aditiva, no controle desses caracteres. Para os demais, predominou a ação gênica aditiva, o que facilita o melhoramento genético da cultura usando métodos simples de seleção. Efeitos positivos de CGC para PRD foram verificados em Cpafro 1022 e Cpafro CA02, sugerindo que esses genitores contribuíram para obtenção de híbridos mais produtivos. O híbrido Cpafro 1022 x Cpafro OR05 reuniu os efeitos mais favoráveis de CEC, sendo, portanto, a combinação mais promissora.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnálise dialélica
dc.subjectInteração aditiva
dc.titleCapacidade de combinação em linhagens e acessos de melancia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCitrullus Lanatus
dc.subject.thesagroMelancia
riaa.ainfo.id709007
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-09
dc.contributor.institutionFLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPAF-RO; ELIZÂNGELA FERREIRA DE MELO COSTA, FACULDADE SÃO LUCAS; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; MANOEL ABÍLIO DE QUEIRÓZ, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capacidade-de-combinacao.pdf45.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace