Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/709581
Título: Genotype characterization of the Haematobia irritans (Diptera: muscidae) from Brazil, Dominican Republic and Colombia based on randomly amplified polymorphic DNA (RADP) analysis.
Autoria: BRITO, L. G.
REGITANO, L. C. de A.
HUACCA, M. E. F.
CARRILHO, E.
PAES, M. J.
MOYA-BORJA, G.
Afiliação: LUCIANA GATTO BRITO, CPAF-RO; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE; MARIBEL ELIZABETH F. HUACCA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; EMANUEL CARRILHO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; MARIA JOSÉ PAES, INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DO NORTE MATOGROSSENSE; GONZALO E. MOYA-BORJA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Ano de publicação: 2008
Referência: Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 17, n. 4, p. 179-184, 2008.
Conteúdo: Moscas hematófagas são importantes parasitas em sistemas de produção animal, especialmente em condições confinamento. Haematobia irritans, a mosca-dos-chifres, é uma das espécies que mais causam problemas em sistemas de produção de bovinos, devido ao intenso estresse que impõe aos animais. H. irritans é um dos parasitas de bovinos que determinam as maiores perdas econômicas, as quais são significativas em muitas partes do mundo, incluindo a América do Sul. No presente trabalho, populações desta espécie provenientes do Brasil, Colômbia e República Dominicana foram estudadas através da análise do DNA polimórfico amplificado ao acaso (RAPD) para avaliar basicamente a variabilidade genética entre as populações. Quinze diferentes iniciadores decamétricos aleatórios foram utilizados na amplificação do DNA genômico, produzindo 196 fragmentos nas três populações de H. irritans. Entre as amostras de H. irritans, a população proveniente da Colômbia foi a que produziu o menor número de bandas polimórficas Esta alta genética homogeneidade pode ser atribuída à sua origem geográfica, provocada pelo grande isolamento e o baixo fluxo gênico, ao contrário das outras populações americanas, Brasil e República Dominicana. Fragmentos marcadores moleculares, que produzem bandas exclusivas, foram detectados em cada amostra, o que permitiu caracterizar a origem das populações, mas tais marcadores também são potencialmente úteis para outras abordagens, tais como a provável origem das populações brasileiras, colombianas e dominicanas na América do Sul. Índices de semelhança produzidos por análise quimiométrica revelaram uma relação mais estreita entre moscas do Brasil e da República Dominicana, enquanto que as moscas da Colômbia apresentaram a maior diferenciação genotípica em relação às outras populações.
Thesagro: Haematobia Irritans
Palavras-chave: Mosca-dos-Chifres
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GENOTYPE-CHARACTERIZATION.pdf232,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace