Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710542
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorROSA NETO, C.
dc.contributor.authorMENDES, A. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, S. J. de M.
dc.contributor.authorHOLANDA FILHO, Z. F.
dc.contributor.authorRIBEIRO, R. da S.
dc.date.accessioned2024-08-07T20:53:29Z-
dc.date.available2024-08-07T20:53:29Z-
dc.date.created2009-07-31
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 47., Porto Alegre, 2009. Desenvolvimento rural e sistemas agroalimentares: os agronegócios no contexto de integração das nações. Porto Alegre: Sober, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710542-
dc.descriptionCanais de distribuição são organizações e agentes diversos que servem para colocar à disposição de consumidores finais/clientes produtos que são originários de um ou mais fabricantes. Para fazer com que seu produto chegue aos pontos de venda, os fabricantes podem utilizar vários tipos de distribuição intensiva, seletiva e exclusiva - e níveis - direta, ou seja, sem intermediários, ou indireta, utilizando um ou mais deles para selecionar os canais que irão utilizar no processo. A distribuição de mandioca e derivados é feita de forma intensiva e utiliza canais de vários níveis, dada as suas características de produção, número e dispersão dos produtores. Em Rondônia, além da venda da mandioca in natura, o processamento é direcionado basicamente para a produção de farinha, sendo este o principal produto distribuído pelos agentes do setor. Outros produtos derivados, tais como fécula, tapioca, beijus etc., são oriundos de outras regiões do país e comercializados principalmente em supermercados. Visando conhecer as características do setor de distribuição de mandioca e derivados no Estado, realizou-se pesquisa exploratória, utilizando-se a técnica de amostragem intencional não probabilística, por meio da aplicação de instrumento de coleta de dados semiestruturado junto a produtores, processadores e operadores do atacado e do varejo de mandioca e derivados. Os resultados obtidos indicam que o setor de distribuição de mandioca e derivados em Rondônia tem como característica predominante a distribuição intensiva, sendo operado por canais que vão do nível zero ao nível quatro. A pesquisa identificou que o setor está bem estruturado, principalmente os atacadistas e os varejistas de maior porte, por contar com fornecedores já definidos e por possuir uma estrutura logística bem delineada.Como estão mais próximos da ponta de consumo buscam alternativas mais viáveis do ponto de vista logístico e econômico. Constatou-se ainda a entrada de grande quantidade de farinha produzida no vizinho Estado do Acre, fruto, na palavra dos empacotadores-distribuidores, da falta de qualidade e de regularidade na produção local.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCanais de distribuição
dc.subjectDerivados da mandioca
dc.subjectRondônia
dc.titleCaracterísticas do setor de distribuição de mandioca e derivados em Rondônia: um estudo exploratório.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroManihot Esculenta
riaa.ainfo.id710542
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-07
dc.contributor.institutionCALIXTO ROSA NETO, CPAF-RO; ANGELO MANSUR MENDES, CPAF-RO; SAMUEL JOSE DE MAGALHAES OLIVEIRA, CPAF-RO; ZENILDO FERREIRA HOLANDA FILHO, CPAF-RO; RODRIGO DA SILVA RIBEIRO, UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
48.pdf522.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace