Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTEIXEIRA, C. A. D.
dc.contributor.authorSOUZA, O. de
dc.contributor.authorCOSTA, J. N. M.
dc.date.accessioned2024-07-29T16:55:26Z-
dc.date.available2024-07-29T16:55:26Z-
dc.date.created2009-08-18
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationNeotropical Entomology, v. 35, n. 3, p. 390-394, maio/jun. 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710595-
dc.descriptionA queda dos frutos brocados por Hypothenemus hampei (Ferrari) pode ser o principal fator de perda durante a frutificação do café. Entretanto, apenas os frutos brocados que permanecem no solo antes de um novo período de frutificação têm sido reconhecidos como causadores de impacto no nível de broqueamento de frutos em formação. Neste trabalho, investigou-se, ao longo do período de frutificação, a presença, nas plantas e no solo, de frutos de Coffea canephora cv. Conilon brocados por H. hampei, em Ouro Preto d?Oeste, RO. As coletas foram realizadas, semanalmente, entre dezembro de 2000 e junho de 2001. Os dados obtidos foram submetidos à análise de regressão de sobrevivência, baseado no modelo de Weibull. Durante o período de frutificação do café, a queda dos frutos ocorre continuamente e a presença de frutos brocados por H. hampei chega a ser, em média, 4 a 20 vezes maior no solo (P < 2,3x10-18, n = 62747) do que nas plantas. Argumenta-se que a incorporação do "ambiente solo" na determinação de ações de manejo integrado possa apontar novas tecnologias para o controle da broca.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBroca-do-café
dc.subjectMIP
dc.subjectCoffee berry borer
dc.subjectIPM
dc.titleFrutos de café "Conilon" brocados por Hypothenemus hampei (Ferrari) (Coleoptera: Scolytidae): qual a importância de sua queda no decorrer da fase de frutificação?
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.nalthesaurusInsecta
riaa.ainfo.id710595
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-29
dc.contributor.institutionCESAR AUGUSTO DOMINGUES TEIXEIRA, CPAF-RO; OG DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; JOSE NILTON MEDEIROS COSTA, CPAF-RO.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Frutos-de-Cafe.pdf139.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace