Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGAMA, F. de C.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, C. A. D.
dc.contributor.authorGARCIA, A.
dc.contributor.authorCOSTA, J. N. M.
dc.contributor.authorLIMA, D. K. S.
dc.date.accessioned2024-07-29T16:55:34Z-
dc.date.available2024-07-29T16:55:34Z-
dc.date.created2009-08-18
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationNeotropical Entomology, v. 35, n. 5, p. 573-578, set./out. 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710597-
dc.descriptionAmostragens de campo foram realizadas em Ouro Preto d'Oeste (10°45'S e 62°15'W) para avaliar a micobiota associada a Hypothenemus hampei Ferrari [cutícula, aparelho bucal, protórax (micângia), tubo digestivo e fezes] e suas galerias em frutos de Coffea canephora Pierre. Dez gêneros (201 isolados) estavam diretamente relacionados com o inseto, enquanto cinco gêneros (20 isolados) estavam relacionados com galerias do inseto nos frutos. Todos os gêneros identificados associados aos insetos estavam também presentes nas suas galerias, o que indica que o broqueamento pode significar um modo ativo de inoculação de fungos por H. hampei. Na broca, a diversidade de gêneros de fungos foi maior no aparelho bucal e protórax e menor nas fezes. Fusarium, Penicillium e Geotrichum, com abundâncias de 55,7, 24,3 e 10,8%, respectivamente, foram os gêneros dominantes. Nas galerias Fusarium, Geotrichum, Trichoderma e Aspergillus com abundância de 33,3; 29,6; 18,5 e 14,8%, respectivamente, foram os gêneros dominantes. A presença de Fusarium no inseto e suas galerias reforça indicações anteriores de uma interação íntima entre H. hampei-Fusarium. A presença de Aspergillus e Penicillium enfatiza a possibilidade de dispersão da ocratoxina pela broca. Este trabalho fornece o primeiro registro da micobiota associada a H. hampei em C. canephora. Entre os gêneros identificados, Cephalosporium, Geotrichum e Oidiodendrum foram registrados pela primeira vez em associação com o inseto e suas galerias em C. canephora.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBroca-do-café
dc.subjectMicobiota
dc.subjectInteração ecológica
dc.subjectCoffee berry borer
dc.subjectCoffee
dc.subjectEcological interaction
dc.titleDiversidade de fungos filamentosos associados a Hypothenemus hampei (Ferrari) (Coleoptera: Scolytidae) e suas galerias em frutos de Coffea canephora (Pierre).
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.nalthesaurusmycobiota
riaa.ainfo.id710597
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-29
dc.contributor.institutionFARAH DE CASTRO GAMA, CPAF-RO; CESAR AUGUSTO DOMINGUES TEIXEIRA, CPAF-RO; ALVANIR GARCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; JOSE NILTON MEDEIROS COSTA, CPAF-RO; DANIELA K. S. LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiversidadeFungos.pdf163.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace