Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710762
Title: Predição de ganhos genéticos em progênies de polinização aberta de Eucalyptus urograndis cultivadas em diferentes ambientes e submetidas a diferentes procedimentos de seleção.
Authors: FREITAS, R. G. de
VASCONCELOS, E. S. de
CRUZ, C. D.
ROSADO, A. M.
ROCHA, R. B.
TAKAMI, L. K.
Affiliation: RICARDO GALVÃO DE FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; EDMAR SOARES DE VASCONCELOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; COSME DAMIÃO CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ANTÔNIO MARCOS ROSADO, EMPRESA CELULOSE-NIPO-BRASILEIRA; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO; LUCAS KENJI TAKAMI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Date Issued: 2009
Citation: Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 33, n. 2, mar./abr. 2009.
Description: O objetivo deste estudo foi comparar as estimativas de ganhos genéticos obtidas por diferentes métodos de seleção de genótipos em híbridos de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla (E. urograndis). Estimativas de progresso genético foram obtidas considerando-se a prática da seleção massal, seleção massal estratificada, seleção entre e dentro de progênies e seleção combinada, com avaliações em três locais distintos, visando ao desenvolvimento de genótipos com adaptação específica a cada um desses três ambientes. A análise de variância propiciou a constatação da existência de diferenças significativas, a 1% de probabilidade, pelo teste F, entre os diversos genótipos avaliados nas diferentes localidades. Essa diferença foi verificada nas três variáveis analisadas (diâmetro à altura do peito, altura média das plantas e volume total de madeira), o que permitiu inferir sobre a existência de variabilidade genética entre progênies. A população híbrida estudada possuía bom potencial produtivo e suficiente variabilidade genética a ser explorada por seleção. Os métodos de seleção apresentaram estimativas semelhantes de ganhos genéticos.
Thesagro: Eucalipto
Seleção Genética
NAL Thesaurus: Eucalyptus
genetic improvement
Keywords: Ganhos genéticos
Genetic selection
DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-67622009000200007
Notes: doi: 10.1590/S0100-67622009000200007
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PREDICAO-DE-GANHOS.pdf521.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace