Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710774
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TOWNSEND, C. R.
NABINGER, C.
SCHIMITT, F.
SILVA, C. E.
KUNRATH, T. R.
CARDOSO, R. R.
Additional Information: Cláudio Ramalho Townsend, Embrapa Rondônia; Carlos Nabinger, UFRGS; Fernanda Schimitt, UFRGS; Carlos Eduardo da Silva, UFRGS; Taise Robinson Kunrath, UFRGS; Raquel Rolim Cardoso, UFRGS.
Title: Características morfogênicas e estruturais de gramíneas nativas do bioma Pampa pertencentes ao gênero Paspalum.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais de resumos. Maringa: SBZ: UEM, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Paspalum guenoarum Azulão
Paspalum lividum
Paspalum notatum Bagual
Description: As espécies nativas do gênero Paspalum que compõem as pastagens do Bioma Pampa podem apresentar elevado potencial produtivo, sendo necessário conhecer e descrever suas características morfogênicas e, assim, traçar estratégias de manejo. Com esse enfoque, foi conduzido experimento na EEA­UFRGS, durante verão de 2007, quando se determinaram as características morfogênicas e estntturais dos biótipos Azulão (P. guenoarum-cespitoso), P. lividum (estolonífero) e Bagual (P. notatum-rizomatoso) em experimento de blocos ao acaso, com três repetições. Azulão apresentou a maior taxa de aparecimento de folhas e o Bagual a menor, ambos igualaram-se ao P. lividum. Bagual teve suas folhas mais longevas que as do Azulão, e esse, que o P. lividum. As maiores taxas de expansão foram alcançadas com Azulão, seguido do Bagual, e esse do P. lividum. Esse teve a menor taxa de senescência e Bagual a maior, Azulão obteve valor intermediário. Com base nestas características, P. lividum deve ser submetido a desfolhas mais freqüentes do que Azulão, e esse do que o Bagual. Essas características determinaram as diferentes estruturas e formas de planta: Bagual manteve a maior quantidade de folhas verdes, seguido do Azulão e do P. lividum; Azulão atingiu os maiores comprimentos de folhas e de perfi lhos, com plantas de maior porte que as de Bagual e P. lividum.
Data Created: 2009-12-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
caracteristicas.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace