Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/711773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALENCAR, C. A. B. de
dc.contributor.authorCÓSER, A. C.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. A. de
dc.contributor.authorCECON, P. R.
dc.contributor.authorLEAL, B. G.
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, J. L. A.
dc.contributor.authorCUNHA, F. F. da
dc.date.accessioned2024-02-16T11:32:34Z-
dc.date.available2024-02-16T11:32:34Z-
dc.date.created2010-04-26
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationRevista Ceres, Viçosa, v. 56, n. 5, p. 640-647, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/711773-
dc.descriptionAlém da quantidade, a qualidade da forragem a ser ofertada aos ruminantes é de extrema importância para a produção de carne e leite. Diante disso, objetivou-se avaliar a composição bromatológica e a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) em seis capins irrigados e manejados por pastejo sob efeito de diferentes doses de nitrogênio e estações do ano. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas um esquema fatorial 4 x 6 (doses de nitrogênio e capins) e nas subparcelas as estações do ano (outono/inverno e primavera/verão), utilizando-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. As doses de nitrogênio foram de 100, 300, 500 e 700 kg ha-1 ano-1 e os capins: xaraés, mombaça, tanzânia, pioneiro, marandu e estrela. A composição da forragem foi avaliada por meio dos teores de proteína bruta (PB), da fibra em detergente neutro (FDN) e da DIVMS e suas obtenções foram de acordo com a literatura. Os capins estrela e pioneiro apresentaram maiores teores de PB, entretanto, pioneiro apresentou o menor teor de FDN e estrela maior teor de FDN e menor DIVMS. As estações do ano não influenciaram os teores de PB e FDN, e a DIVMS aumentou na estação outono/inverno. A adubação nitrogenada aumenta os teores de PB com maior intensidade na estação primavera/verão e reduz os teores de FDN dos capins tanzânia e marandu na estação outono/inverno e xaraés, marandu e estrela na estação primavera/verão. A adubação nitrogenada aumenta a DIVMS.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPastagens
dc.subjectFibra em detergente neutro
dc.titleDoses de nitrogênio e estações do ano afetando a composição bromatológica e digestibilidade de capins cultivados sob pastejo.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroProteína Bruta
riaa.ainfo.id711773
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-16
dc.contributor.institutionCARLOS AUGUSTO BRASILEIRO DE ALENCAR, UFV; ANTÔNIO CARLOS CÓSER, Pesquisador aposentado do CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; RUBENS A. DE OLIVEIRA, UFV; PAULO ROBERTO CECON, UFV; BRAULIRO GONÇALVES LEAL, UFV; JOSÉ L. A. FIGUEIREDO, UNIVALE; FERNANDO FRANÇA DA CUNHA, UFV.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Doses-de-nitrogenio-e-estacoes-do-ano-afetando-a-composicao-bromatologica.pdf171,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace