Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748364
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SPADOTTO, C. A.
MARIOT, E.
WEBER, O. L. dos S.
DORES, E. F. G. de C.
Additional Information: CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, CNPM; ELESSANDRA MARIOT, UFMT; OSCARLINA LÚCIA DOS SANTOS WEBER, UFMT; ELIANA FREIRE GASPAR DE CARVALHO DORES, UFMT.
Title: Uso do índice LIX na previsão de lixiviação dos pesticidas metolacloro, endossulfam, clorpirifós, carbendazim e diurom.
Publisher: Pesticidas: revista ecotoxicológica e meio ambiente, Curitiba, v. 19, p. 57-64, jan./dez. 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Água subterrânea.
Description: O objetivo deste estudo foi verificar o potencial do índice LIX na previsão da lixiviação dos agrotóxicos metolacloro, endossulfam, clorpirifós, carbendazim e diurom. Para tanto, coletaram-se amostras de solo, deformada e indeformada, de LATOSSOLO AMARELO distrófico típico, cultivado com algodão do município de Primavera do Leste (MT), nos horizontes Ap (0-20 cm), A/B (20-40 cm) e Bw1 40- 92 cm). Efetuou-se a simulação da lixiviação em laboratório, sendo determinados o coeficiente de sorção e os atributos físico-químicos do solo diretamente relacionados à lixiviação de pesticidas. Para a previsão do potencial de lixiviação, utilizouse o índice LIX. Os resultados experimentais em condições de laboratório, de forma geral, foram concordantes com os do índice LIX, sendo que os agrotóxicos diurom e metolacloro que apresentaram maior mobilidade nas colunas de solo, também apresentaram maiores valores desse índice. Entretanto, a faixa de classificação do LIX proposta para agrotóxicos lixiviáveis, pelos seus autores, não explicou a alta mobilidade encontrada para o metolacloro.
Thesagro: Contaminação
Sorção.
Data Created: 2010-04-30
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11039.pdf73,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace