Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/771471
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, J. B. C.
dc.contributor.authorSANTOS, P. E. C.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, W. M.
dc.date.accessioned2024-10-25T11:58:49Z-
dc.date.available2024-10-25T11:58:49Z-
dc.date.created2002-04-29
dc.date.issued2002
dc.identifier.citationHorticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 20, n. 1, p. 67-70, mar. 2002.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/771471-
dc.descriptionSementes de alface da cultivar Grand Rapids Nacional foram peletizadas, utilizando-se como material de enchimento, a mistura de microcelulose e areia fina em volumes iguais e, como material cimentante, diferentes volumes de suspensão aquosa de bentonita e de acetato de polivinila, em cinco porporções (%): 100+0; 75+25; 50+50; 25+75; e 0+100. Os cimentantes foram aplicados em separado, sendo a bentonita aplicada na primeira camada de recobrimento das sementes. Após a peletização, as sementes foram submetidas à secagem sob temperaturas de 15 e 36°C, e avaliadas quanto à germinação e emergência das plântulas. As combinações de cimentantes utilizadas na peletização e a temperatura de secagem não afetaram significativamente a porcentagem final de germinação das sementes em gerbox. Na avaliação da emergência de plântulas em bandejas, apenas duas formulações de péletes apresentaram menor taxa em relação ao tratamento com desempenho máximo, indicando que as diferenças obtidas não foram devidas às diferenças na formulação do recobrimento e nem à temperatura de secagem. Independentemente da temperatura de secagem, todas as formulações utilizadas na peletização causaram redução na velocidade de germinação. Entretanto, quando semeadas em substrato orgânico e cultivadas em casa de vegetação, as sementes revestidas com várias formulações apresentaram índices de velocidade de emergência semelhantes aos das sementes não peletizadas. Neste ambiente, as plântulas oriundas de sementes peletizadas apresentaram crescimento normal, sem diferenças significativas com a testemunha, em relação à produção de matéria seca da parte aérea e das raízes, avaliadas aos 20 dias após a semeadura.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBentomita
dc.subjectCola PVA
dc.subjectCoat
dc.subjectGlue material
dc.titleDesempenho de sementes peletizadas de alface em função do material cimentante e da temperatura de secagem de péletes.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAlface
dc.subject.thesagroLactuca Sativa
dc.subject.thesagroPeletização
dc.subject.thesagroPellet
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.nalthesauruslettuce
dc.subject.nalthesaurusseeds
riaa.ainfo.id771471
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-25
dc.contributor.institutionEmbrapa Hortaliças, Brasília, DF.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPH)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desempenho-de-sementes.pdf148.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace