Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/779495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARMO, C. A. S. do
dc.contributor.authorLOPES, J. F.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. J. F.
dc.contributor.authorGONÇALVES, E. N.
dc.contributor.authorBARROZO, L. V.
dc.date.accessioned2025-10-22T11:48:32Z-
dc.date.available2025-10-22T11:48:32Z-
dc.date.created2006-09-21
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationHorticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n. 1, jul. 2006. Suplemento 1.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/779495-
dc.descriptionNeste trabalho foi realizado diagnóstico sobre a distribuição geográfica e as condições de conservação on farm de Cucurbita spp. na região norte do Espírito Santo e sul da Bahia trata da ampla variabilidade genética das espécies cultivadas do gênero Cucurbita, nativo das Américas, que está ameaçada no Brasil. Teve por objetivo diagnosticar as áreas de ocorrência e as condições de conservação desse germoplasma na referida região, a fim de evitar a erosão genética e incentivar a conservação on farm e ex situ. A metodologia consistiu em uma expedição de 17 a 27 de outubro de 2005, onde foram visitadas propriedades rurais, assentamentos (65 produtores), feiras livres, mercados e supermercados em doze municípios do norte do Espírito Santo e sul da Bahia, aplicando-se 48 questionários sobre diversas características do cultivo de Cucurbita spp.. Os resultados e discussões indicam que na região existe uma ampla diversidade genética, com a espécie mais cultivada sendo a C. moschata (90% das propriedades), predominando a variedade local 'Jacarezinho', seguida de 'Coração de Boi' e 'Maranhão'. A conservação on farm é uma prática tradicional e constante , com 100% dos agricultores guardando as sementes (72% em garrafas plásticas) , sendo que 49% plantam para consumo familiar com venda de excedentes (39%) e apenas 6% cultivam exclusivamente para comercialização, principalmente para os mercados do Nordeste e Sudeste brasileiro. O principal cultivo ocorre na época das chuvas , 55% das lavouras são no sistema orgânico , e cerca de 18% são consorciadas com outras culturas. Concluiu-se que, apesar da ampla diversidade e da prática de conservação on farm, existe o risco de erosão genética devido, entre outros fatores, à substituição por cultivares comerciais e ao incentivo à erradicação de cucurbitáceas por serem hospedeiras do vírus PRSV em regiões de plantio de mamão, sendo fundamental a conservação ex situ.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEspírito Santo
dc.titleDiagnóstico sobre a distribuição geográfica e as condições de conservação on farm de Cucurbita spp. na região norte do Espirito Santo e sul da Bahia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAbóbora
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroProdução
dc.subject.thesagroCucúrbita Moschata
dc.subject.nalthesaurusCucurbita
dc.description.notesResumo 219. Trabalho apresentado no 46. Congresso Brasileiro de Olericultura, Goiânia, 2006. Publicado também como resumo expandido na Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n. 2, p. 865, jul. 2006. Suplemento 2. CD-ROM.
riaa.ainfo.id779495
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-22
dc.contributor.institutionCARLOS ALBERTO SIMÕES DO CARMO, INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISA, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL; JOSE FLAVIO LOPES, CNPH; MARIA ALDETE JUSTINIANO DA FONSECA, CENARGEN; ERIC NAVES GONÇALVES; LARISSA VERAS BARROZO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
31877.pdf403.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace