Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/7890
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2000
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, F. C. da
VENDITE, L. L.
BERGAMASCO, A. F.
Additional Information: FABIO CESAR DA SILVA, CNPTIA; LAÉRCIO LUIS VENDITE, IMECC/Unicamp; ALESSANDRA FABÍOLA BERGAMASCO, Bolsista FAPESP.
Title: Uso de modelos de transferência de metal pesado e de crescimento da cana-de-açúcar sob adubação de composto de lixo urbano.
Publisher: In: CONGRESSO E MOSTRA DE AGROINFORMÁTICA, 2000, Ponta Grossa. [Trabalhos...]. [Ponta Grossa]: UEPG, Fundação ABC, 2000. Não paginado.
Language: pt_BR
Notes: InfoAgro 2000.
Keywords: Composto de lixo
Lixo urbano
Cana-de-açúcar
Mathematical model
Organic waste
Description: A pesquisa aborda o manejo de composto de lixo na cana-de-açúcar como fertilizante alternativo e como solução social e ambiental ao acúmulo de resíduos, utilizando-se 2 modelos matemáticos para apoio à decisão, visando o estabelecimento de critérios e procedimentos para seu uso, limitado pela quantidade de metais pesados e riscos ambientais existentes. Primeiro foi construído um Modelo Compartimental, inédito, que descreveu a transferência de metais pesados no sistema solo-raiz-parte aérea da cana, demonstrando que o metal mais preocupante é o Ni, pois demora aproximadamente 3 anos para ser atenuado no solo e chegou em maior quantidade na parte aérea, e quanto aos fatores argila, óxidos e pH do solo, notou-se que nos solos de maior poder tampão, a passagem da maioria dos metais foi mais lenta, cujas conclusões foram obtidas a partir de softwares de simulação onde foram testados os modelos. O Modelo de Crescimento de Índice de Área Foliar foi retirado da literatura e adaptado a esse estudo de cana-de-açúcar adubada com CL, através do ajuste não linear pelo software SAS, posterior simulação e validação, demonstrando um ponto máximo de crescimento próximo aos 180 dias, e não diferenciação no crescimento com as diferentes dosagens de CL adicionadas.
Thesagro: Meio Ambiente
Modelo Matemático
NAL Thesaurus: Environment
Sugarcane
Solid wastes
Data Created: 2001-06-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLUsomodelosInfoAgro2000.pdf335,48 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace