Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/8019
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, J. dos S. V. da
ABDON, M. de M.
MIRANDA, J. I. de
SILVA, M. P. da
Additional Information: JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; MYRIAN DE MOURA ABDON, INPE; JOSÉ IGUELMAR MIRANDA, CNPTIA; MARTA PEREIRA DA SILVA, CNPGC.
Title: Proposta para quantificar os remanescentes da vegetação do Pantanal brasileiro.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 12., 2005, Goiânia. Anais... São José dos Campos: INPE, 2005.
Pages: p. 1663-1665.
Language: pt_BR
Notes: SBSR 2005.
Keywords: Remanescentes da vegetação do Pantanal
Bioma Pantanal
Description: O clima e os pulsos de inundação proporcionam ao Bioma Pantanal uma interseção de quatro grandes domínios fitogeográficos: Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, Cerrado e Chaco, cujo mosaico de ambientes abriga uma grande diversidade de espécies de plantas e animais. Apesar da ocupação interior da planície ser extensiva, do planalto adjacente advém uma gama de impactos ambientais. A conservação da biodiversidade deste bioma é de suma importância, pois há muito a ser descoberto e, a identificação, o mapeamento, a caracterização e a quantificação dos remanescentes de vegetação podem contribuir muito para a formulação de políticas públicas que objetivam a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Atualmente, as imagens de satélites associadas a sistemas de processamento de imagens georreferenciadas constituem-se na mais importante ferramenta para mapeamento e quantificação da cobertura vegetal. O trabalho a ser desenvolvido insere-se no conjunto de ações previstas no subprojeto financiado pelo Global Environmental Facilities (GEF), dentro do Programa de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO) e no contexto do subprojeto "Levantamento e mapeamento dos remanescentes da cobertura vegetal do bioma Pantanal, período de 2002 na escala de 1:250.000", a ser desenvolvido pela Embrapa, INPE e SEMA-MS. Ressalta-se que o PROBIO, por meio do lançamento do Edital PROBIO 02/2004, pretende efetuar o "Levantamento dos remanescentes da cobertura vegetal dos biomas brasileiros", obtendo-se desta forma, a espacialização e quantificação atualizada desses remanescentes.
Thesagro: Sistema de Informação Geográfica
Uso da Terra
NAL Thesaurus: Geographic information systems
Land use.
Data Created: 2005-07-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLPropostaSBSR2005.pdf124,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace