Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/809051
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Tese/dissertação (ALICE)
Issue Date: 2001
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: PELLEGRIN, A. O.
Additional Information: AIESCA OLIVEIRA PELLEGRIN, CPAP.
Title: Campilobacteriose genital bovina na sub-região da Nhecolândia do Pantanal Sul-Mato-Grossense e proposição de novas técnicas de diagnóstico.
Publisher: 2001.
Pages: 82 f.
Language: pt_BR
Notes: Tese (Doutorado em Veterinária) -- Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
Keywords: Elisa IgA
Bovine campilobacteriosis
Disease
Diagnosis
Description: A estimativa da prevalenca da Campilobacteriose Genital Bovina no rebanho do Pantanal foi realizada em 19 conglomerados pela imunofluorescencia direta em lavados prepuciais obtendo-se 52,3% (170) de prevalencia em touros (CI 95%:42,6%-62,0%) e 89,5% (17) de propriedades positivas. Foi padronizado um ensaio imunoenzimatico para deteccao de imunoglobulinas A anti-Campylobacter fetus (C. fetus) em muco cervico vaginal com um antigeno extraido com tampao glicina. A media das leituras de densidade otica (DO450) foi 0,143 -0,09. Pelo "immunoblotting as proteinas mais imunorreativas no antigeno de of C.fetus subsp. venerealis (C.fetus subsp. venerealis) e de Campylobacter fetus subsp. fetus (C.fetus subsp. fetus) migraram em 45kDa mas a proteina de 97kDa foi reconhecida exclusivamente pelo C. fetus subsp. venerealis. O ensaio imunoenzimatico foi utilizado para detectar IgA anti- C. fetus em 311 amostras de muco vaginal de femeas provenientes de 18 rebanhos da regiao do Pantanal e a especificidade do Elisa IgA foi estimada em 94,4%. Para avaliar o desempenho reprodutivo e a resposta imune ao C. fetus em femeas naturalmente infectadas, 54 novilhas com cerca de tres anos de idade foram cobertas com dois touros infectados, testados pela imunofluorescencia direta. A taxa de paricao foi de 59,3% mas sete novilhas abortaram e a taxa de repeticao de cio foi de 44,4%. O valor medio da DO450 no Elisa IgA do muco vaginal no inicio da estacao de monta foi de 0,097 e o pico de 0,507, que ocorreu em torno de 4o mes da estacao de monta.
Thesagro: Bovino
Campilobacteriose
Diagnostico
Doença
Infecção
Reprodução
NAL Thesaurus: infection
reproduction
Year: 2001-09-26
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aiescapellegrin.pdf20,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace