Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/822541
Título: Sistemas conservacionistas no Brasil - importância e problemas de adoção no Rio Grande do Sul.
Autor: DENARDIN, J. E.
Afiliación: JOSE ELOIR DENARDIN, CNPT.
Año: 1993
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 24., 1993, Goiânia. Cerrados: fronteira agrícola no seculo XXI; resumos. Goiânia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1993.
Páginas: p. 73-74
Descripción: A soja, quando introduzida no Brasil, tomou lugar de cultura complementar no sistema tradicional de produção de trigo no Rio Grande do Sul. Ao ganhar importância econômica posicionou-se como cultura pioneira, ampliando as fronteiras agrícolas deste Estado, passando, a seguir, a avançar sobre a região dos Cerrados, chegando até as bordas da floresta tropical amazônica. Esta expansão de fronteiras, seguida pela intensificação do uso da terra, transformou a cultura da soja, por um lado, na atividade agrícola de maior geração de divisas para o País, e por outro, na principal causa da degradação dos solos, em função de sistemas inadequados de manejo de solo, frente às condições ambientais das regiões cultivadas. A situação nacional, reinante no final da década de sessenta, caracterizada pela falta de consciência conservacionista, pela débil formação profissional em conservação do solo, pela incipiente pesquisa sobre processos erosivos e técnicas de controle e pela predominância de políticas agrícolas imediatistas, voltadas às exportações, conduziram esta cultura a sistemas de exploração sob intensa mobilização do solo, precedida, inclusive, pela queima de restos culturais, e ao uso de terras inaptas às culturas anuais.
Thesagro: Sistema de Produção
Trigo
Conservação do Solo
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Sistemas-conservacionistas-no-Brasil.pdf151.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace