Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/853992
Title: Detecção por sorologia do Melon yellowing associated virus (MYaV) em áreas produtoras de melão no Nordeste brasileiro.
Authors: LIMA, M. F.
NAGATA, T.
NEVES, F. M.
INOUE-NAGATA. A. K.
MOITA, A. W.
SOU­SA, C.
VECCHIA, M. D.
RANGEL, M. G.
DIAS, R. de C. S.
DUTRA, L. S.
ÁVILA, A. C. de
Affiliation: MIRTES FREITAS LIMA, CNPH; TATSUYA NAGATA; FILIPE M. NEVES; ALICE K. INOUE-NAGATA; ANTÔNIO W. MOITA; CARLA SOU­SA; MARÍLIA DELLA VECCHIA; MAURÍCIO G. RANGEL; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; LUIZA S. DUTRA; ANTÔNIO C. DE ÁVILA.
Date Issued: 2009
Citation: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 27, n. 4, p. 478-483, 2009.
Description: O Nordeste é a principal região produtora de melão do País, contribuindo com mais de 90% da produção nacional. Entretanto, o “amarelão do meloeiro”, doença associada à presença de um novo vírus, o Melon yellowing-associated virus (MYaV), vem afetando a cultura desde 1999. Este trabalho teve como objetivo detectar a ocorrência do MYaV em meloeiros exibindo sintomas suspeitos da doença nos estados que são os maiores produtores da Região Nordeste. Em novembro de 2007, plantios comerciais de melão foram inspecionados para avaliar a ocorrência do “amarelão”. Um total de 374 plantas foi coletado em áreas produtoras dos estados do RN (54) e CE (37) e também, do Submédio do Vale do São Francisco (283), situado nos Estados da BA e PE. A detecção do MYaV nas amostras foi realizada por DAS-Elisa utilizando-se anticorpos policlonais desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças. Extratos preparados a partir de folhas e de hastes das plantas coletadas foram utilizados como antígeno. O MYaV foi detectado em 58,0% do total de plantas avaliadas, sendo que a concentração viral foi maior em hastes do que em folhas. A quantidade de plantas infectadas foi maior em amostras coletadas no RN (96,3%) e CE (75,7%) que no Submédio do Vale do São Francisco (PE e BA, com 48,4%). Estes resultados revelaram a ampla disseminação do MYaV nas principais áreas produtoras de melão da Região Nordeste e demonstraram a eficiência dos anticorpos na detecção viral.
Thesagro: Melão
Doença
Cucumis Melo.
Keywords: Amarelão do meloeiro
Amarelão
Sorologia
Melon
Yellowing of melon plants.
Language: pt_BR
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rita.pdf873,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace