Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/854402
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBONNET, A.
dc.contributor.authorCURCIO, G. R.
dc.contributor.authorLAVORANTI, O. J.
dc.contributor.authorBARDDAL, M. L.
dc.contributor.authorRODERJAN, C. V.
dc.date.accessioned2019-03-01T00:57:26Z-
dc.date.available2019-03-01T00:57:26Z-
dc.date.created2010-06-02
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationFloresta, Curitiba, v. 40, n. 1, p. 193-2078, jan./mar. 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/854402-
dc.descriptionUm total de 14 espécies de bromeliáceas epifíticas foi registrado na planície do rio Iguaçu, sendo algumas exclusivas da Floresta Ombrófila Densa, outras da Floresta Estacional Semidecidual e um terceiro grupo comum às duas unidades fitogeográficas. O número de espécies diminuiu para jusante do rio, em coerência à equivalente redução na disponibilidade hídrica definida pelos tipos climáticos. As superfícies geomórficas de degradação apresentaram os maiores índices de diversidade, em conformidade ao seu maior tempo de formação e presença de solos semi e não-hidromórficos. Em escala local, a largura máxima da planície e a largura média do rio estão negativamente correlacionadas com a riqueza de bromeliáceas, o que remete à existência de forte intervenção antrópica. A proximidade dos forófitos com o rio influencia positivamente a riqueza de bromeliáceas, provavelmente pelo aumento em umidade e luminosidade. Do mesmo modo, os forófitos com os maiores diâmetros de fuste apresentam maior riqueza de bromeliáceas, indicando, principalmente, que o tempo de exposição do substrato é importante, o que concorda com a literatura. A manutenção de florestas próximas aos cursos de água e grandes indivíduos arbóreos é fundamental para a preservação de bromeliáceas epifíticas nas planícies do rio Iguaçu.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanície fluvial
dc.titleRelações de bromeliáceas epífitas com fatores ambientais em planícies de inundação do Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2019-03-01T00:57:26Zpt_BR
riaa.ainfo.id854402
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-27
dc.contributor.institutionANNETE BONNET, Bióloga autônoma; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; OSMIR JOSE LAVORANTI, CNPF; MURILO LACERDA BARDDAL, COPEL; CARLOS VELLOZO RODERJAN.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RELACOESDEBROMELIACEASEPIFITICASCOMFATORES.pdf441 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace