Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/854621
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, G. B. S. da
VICENTE, L. E.
ARAUJO, L. S. de
VICTORIA, D. de C.
LOEBMANN, D. G. dos S. W.
TORRESAN, F. E.
Additional Information: GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPM; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; LUCIANA SPINELLI DE ARAUJO, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; DANIEL GOMES DOS SANTOS W LOEBMANN, CNPM; FABIO ENRIQUE TORRESAN, CNPM.
Title: Dinâmica do uso e cobertura da terra na mesorregião Sul Maranhense.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 17., 2015, João Pessoa. Anais... São José dos Campos: INPE, 2015.
Pages: p. 0438-0445.
Language: pt_BR
Keywords: MATOPIBA
Bioma Cerrado
Análise espaço-temporal.
Description: A mudança do uso da terra é fator importante no que diz respeito às mudanças climáticas globais (Pielke, 2005). Desmatamentos de áreas naturais, intensificação da produção agrícola e expansão dos centros urbanos, entre outros, acabam por aumentar a demanda por energia, água e fertilizantes; modificam os ciclos naturais (carbono, nutrientes e água); alteram o balanço de energia e de microclimas regionais; e diminuem a biodiversidade com a fragmentação da paisagem. As mudanças de uso enfrentam um dilema: se, por um lado, as alterações são essenciais por atender a demanda global de bens e produtos, como comida, por outro lado, algumas dessas atividades acabam por degradar ecossistemas e seus recursos naturais. Algumas medidas são mitigadoras dessas transformações, como: aumento da produção agrícola por unidade de área, com diminuição do uso de fertilizantes e melhor aproveitamento da água; manutenção e/ou acréscimo de matéria orgânica, com permanência da palhada em áreas agrícolas; implantação de sistemas agroflorestais; e aumento de área verde em ambientes urbanos (Foley et al., 2005). Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo mapear as áreas antropogênicas da mesorregião Sul Maranhense do ano de 2010 com vistas a analisar a dinâmica de uso e cobertura da terra entre 2002 e 2010.
Thesagro: Desmatamento.
Data Created: 2010-06-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2832.pdf594,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace