Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/857377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. P. D. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, D. S.
dc.contributor.authorMIRANDA, A. S. de
dc.contributor.authorMORAES, S. A. de
dc.contributor.authorSANTOS, A. P. G.
dc.contributor.authorLIMA, R. G.
dc.date.accessioned2026-03-13T16:59:33Z-
dc.date.available2026-03-13T16:59:33Z-
dc.date.created2010-07-12
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS; WORKSHOP EM BIOPROSPECÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS DO SEMI-ÁRIDO, 3.; WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE BIOENERGIA E MEIO AMBIENTE, 2010, Salvador. Bancos de germoplasma: descobrir a riqueza, garantir o futuro: anais. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/857377-
dc.descriptionA mandioca é uma planta da Família das Euphorbiaceae de ampla versatilidade quanto as suas possibilidades de uso como alimento para animais. A utilização direta da parte aérea, na forma de silagem ou feno além de fornecer nutrientes importantes constitui a maneira mais simples e econômica de prover aos animais alimento de alto valor nutritivo em épocas secas do ano. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de parte aérea de doze variedades de mandioca cultivadas na região semi-árida com irrigação complementar. O trabalho foi conduzido no Campo Experimental de Bebedouro, da Embrapa Semiárido, Petrolina-PE no período de agosto de 2009 a março de 2010. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com doze tratamentos (variedades) e quatro repetições. As variedades avaliadas fazem parte de um grupo de mandiocas “mansas” pré selecionadas do Banco Ativo de Germoplasma de Mandioca (BAG) da Embrapa Semiárido e de variedades recém lançadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros. São elas: Mineiro, Dona Diva, Brasil, Rosa Branca, Umbaúba, Saracura, TSA 564, TSA 327, TSA 472, TSA 374, TSA 477 e TSA 484. As avaliações foram realizadas seis meses após o plantio, cortando-se a planta na altura do solo e a subdividindo em terço superior (ramos tenros + folhas) e manivas (ramos maduros sem folhas). Determinou-se o peso de parte aérea em três plantas de cada repetição, perfazendo doze observações de cada variedade. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste Tukey. Nas condições avaliadas, as variedades que apresentaram maior produção do terço superior (P<0,05) foram Brasil (2,66 kg/planta) e TSA 484 (2,16 kg/planta). Em relação a produção de manivas, foi observado que as variedades TSA 484 (1,94 kg/planta) e TSA 477 (1,17 kg/planta) alcançaram maiores valores (P<0,05). Por outro lado, a variedade TSA 327 apresentou (P<0,05) a menor produção do terço superior (0,968 kg/planta). Considerando que o terço superior é a principal matéria prima para alimentação de ruminantes no semi-árido, as variedades Brasil e TSA 484 assumem importância como variedades promissoras para esta utilização.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 304).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectVale do São Francisco
dc.subjectPotencial forrageiro
dc.titlePotencial forrageiro de variedades de mandioca no Vale do São Francisco.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.nalthesaurusCassava
dc.subject.nalthesaurusForage
dc.description.notesEditora técnica Clara Oliveira Goedert.
dc.format.extent2p. 478.
riaa.ainfo.id857377
riaa.ainfo.lastupdate2026-03-13
dc.contributor.institutionANA PATRICIA DAVID DE OLIVEIRA; DJANE SILVA OLIVEIRA; AICANÃ SANTOS DE MIRANDA; SALETE ALVES DE MORAES, CPATSA; ANA PAULA GUIMARÃES SANTOS; ROSANA GOMES LIMA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Potencial-forrageiro-de-variedades-de-mandioca-no-Vale-do-Sao-Francisco..pdf95,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace