Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/860986
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: RIOS, S. de A
Additional Information: SARA DE ALMEIDA RIOS.
Title: Diversidade genética e influência da aplicação de herbicidas pós-emergentes na composição de carotenoides em grãos de milho.
Publisher: 2010.
Pages: 52 f.
Language: pt_BR
Notes: Tese (Doutorado em Genética Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG. Co-orientadores: Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães e Valéria Aparecida Vieira Queiroz.
Keywords: Planta daninha
Carotenoides
Description: Os objetivos deste trabalho foram: 1. estimar a diversidade genética entre cultivares de milho quanto à composição de carotenoides nos grãos; 2. estimar as correlações genéticas e as relações de causa e efeito por meio da análise de trilha e 3. analisar os teores de carotenoides em grãos de milho submetidos à aplicação de herbicidas distintos. Para os dois primeiros objetivos, foram utilizados os dados de 10 cultivares de milho avaliados em diferentes ambientes, no ano agrícola de 2004/2005, utilizando-se o delineamento experimental de blocos casualizados com duas repetições. Já para o terceiro objetivo, utilizou-se o híbrido BRS 1030, em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos - sem aplicação; foramsulfuron + iodosulfuron-methyl-sodium (40 g.ha-1 nicosulfuron (20 g.ha-1); mesotrione (120 g.ha-1) e tembotrione (100 g.ha-1) e duas repetições. As análises químicas foram conduzidas no Laboratório de Qualidade de Grãos do Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, localizado em Sete Lagoas, MG. Foram quantificados os teores de carotenoides totais (CT), luteína, zeaxantina, B-criptoxantina, a-caroteno, B-caroteno, total de carotenoides precursores de vitamina A (Pro VA), expressos em base seca e fresca (ug.g-1) e produtividade de grãos (kg.ha-1). Os caracteres que mais contribuíram para a diversidade genética entre os cultivares estudados foram luteína e zeaxantina, considerando os dois ambientes de avaliação. Foram obtidas correlações positivas elevadas entre B-caroteno e as variáveis zeaxantina, B-criptoxantina e CT. Porém, apenas zeaxantina apresentou alta correlação e alto efeito direto sobre o B-caroteno. A aplicação de herbicidas nas doses avaliadas não reduziu os teores de carotenoides, embora a composição dos grãos tenha apresentado diferenças para B-caroteno e percentuais de luteína e carotenoides precursores de vitamina A.
Thesagro: Milho
Vitamina A
Data Created: 2010-08-26
Appears in Collections:Tese/dissertação (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseSara.pdf278 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace