Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, S. R. M. de
dc.contributor.authorANDRADE JUNIOR, A. S. de
dc.contributor.authorRIBEIRO, V. Q.
dc.date.accessioned2023-07-25T14:23:52Z-
dc.date.available2023-07-25T14:23:52Z-
dc.date.created2010-08-30
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 1., 2010, João Pessoa. Inclusão social e energia: anais. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861326-
dc.descriptionA diminuição no conteúdo de água no solo afeta acentuadamente os processos morfofisiológicos das plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características da fibra do algodão herbáceo submetido a diferentes níveis de umidade no solo. O experimento foi conduzido na área experimental da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, PI. Os níveis de umidade no solo foram obtidos por meio da aplicação de quatro lâminas de irrigação calculadas com base na evapotranspiração de referência (ETo) local, aplicadas através de um sistema de irrigação por aspersão convencional. O monitoramento do conteúdo de água no perfil do solo foi realizado por meio de uma sonda de capacitância. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com quatro repetições e as lâminas dispostas em faixas. O comprimento de fibra em mm (UHM), índice de uniformidade do comprimento da fibra em % (UNF) e o índice de fiabilidade (SCI) apresentaram comportamento linear crescente em função dos níveis de umidade no solo. O índice de fibras curtas (SFI), o índice micronaire (MIC) e a maturidade em % (MAT) decresceram linearmente com o acréscimo nos níveis de umidade no solo. A resistência em gf/tex (STR) não foi influenciada de maneira significativa pelos níveis de umidade no solo.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectConteúdo de água no solo
dc.subjectDéficit hídrico
dc.subjectEstresse anoxítico
dc.titleCaracterísticas da fibra do algodão herbáceo submetido a diferentes níveis de umidade no solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGossypium Hirsutum
dc.description.notesTrabalho publicado também no Livro de resumos do CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 1., 2010, João Pessoa.
dc.format.extent2p. 1042-1046
riaa.ainfo.id861326
riaa.ainfo.lastupdate2023-07-25
dc.contributor.institutionSIMONE RAQUEL MENDES DE OLIVEIRA, UFPI; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CaracteristicasFibraAlgodaoIRR-02-24559.pdf356,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace