Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861344
Título: Produtividade de amendoim rasteiro em cinco estados do nordeste.
Autoria: SANTOS, R. C. dos
MELO FILHO, P. de A.
SILVA, A. F.
GONDIM, T. M. de S.
OLIVEIRA JUNIOR, J. O. L. de
ARAUJO NETO, R. B. de
SAGRILO, E.
ARIEL, N. H.
VASCONCELOS, R. A. de
OLIVEIRA, A. P. D. de
FREIRE, R. M. M.
Afiliação: ROSEANE CAVALCANTI DOS SANTOS, CNPA; PÉRICLES DE ALBUQUERQUE MELO FILHO, UFRPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; TARCISIO MARCOS DE SOUZA GONDIM, CNPA; JOSE OSCAR LUSTOSA DE OLIVEIRA JUNIOR, CPAMN; RAIMUNDO BEZERRA DE ARAUJO NETO, CPAMN; EDVALDO SAGRILO, CPAMN; NAIR H. ARIEL, CNPA; RAMON A. DE VASCONCELOS, CNPA; ANA PATRÍCIA D. DE OLIVEIRA, CPATSA; ROSA MARIA MENDES FREIRE, CNPA.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 1., 2010, João Pessoa. Inclusão social e energia: anais. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2010.
Páginas: p. 1751-1755
Conteúdo: O cultivo de variedades de amendoim de crescimento ereto (mais precoces) nas condições do Nordeste brasileiro é uma realidade praticada por pequenos produtores. Recentemente, contudo, tem surgido uma demanda por cultivares rasteiras que são mais produtivas, contudo, de ciclo mais longo o que restringe a sua exploração na região. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de vagens, sementes e de óleo em genótipos de amendoim rasteiros com potencial de serem recomendadas para o manejo no Nordeste. Os ensaios foram conduzidos em cinco estados da região nos períodos de 2007 a 2009. O espaçamento adotado foi 0,7 x 0,2 m, deixado-se duas plantas por cova. A parcela foi constituída de três fileiras de 8 m de comprimento, utilizando-se a central como área útil, descartando-se 30 cm de cada extremidade (bordadura). O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso, com sete tratamentos (genótipos) e cinco repetições. A colheita foi efetuada entre 115 e 135 dias após o plantio. Para a análise do teor de óleo foi adotado o delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos (genótipos) e 3 repetições. As linhagens de amendoim rasteiro LVIPe06 e Branco 1/08 foram as mais indicadas para cultivo nas condições do Nordeste brasileiro, sendo a primeira de grãos extra-longo e ciclo de 120 dias e a segunda de gra~so longos e ciclo de 115 dias.
Thesagro: Arachis Hypogaea
Palavras-chave: Melhoramento genético
Agroenergia
Precocidade
Notas: Trabalho publicado também no Livro de resumos do CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 1., 2010, João Pessoa.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ProdutividadeAmendoim-MEG-02-24562.pdf321,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace