Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861389
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorACCIOLY, L. J. de O.
dc.contributor.authorARAÚJO, A. M.
dc.contributor.authorSILVA, A. B. da
dc.contributor.authorLOPES, H. L.
dc.contributor.authorSILVA, E. A. da
dc.date.accessioned2024-10-17T19:55:55Z-
dc.date.available2024-10-17T19:55:55Z-
dc.date.created2010-08-31
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861389-
dc.descriptionO potencial natural de erosão (PNE) representa a estimativa de perdas de solo por erosão laminar hídrica de uma área desprovida de cobertura vegetal. Essas estimativas foram obtidas para a bacia do rio Ipojuca com base nos fatores erosividade das chuvas (R), erodibilidade dos solos (K), declividade (S) e comprimento de rampa (L) da Equação Universal de Perdas de Solo por Erosão (EUPS). Esses fatores foram trabalhados em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) baseado no software de domínio público GRASS (Geographic Resources Analysis and Support System). Estimou-se R com base em equações desenvolvidas para o Estado de Pernambuco. Os fatores K, L e S foram estimados com base no mapa de classes de solo de Pernambuco e em dados de altimetria do SRTM. Os resultados são apresentados para a bacia e seus municípios. As principais estatísticas de PNE indicaram: 200, 86 e 29 t ha-1.ano-1 para a média, mediana e moda, respectivamente. Os valores mais altos de R, L e S foram encontrados para municípios da Zona da Mata, sendo esses fatores os principais responsáveis por valores de PNE superiores a 500 t ha-1.ano-1, encontrados para os municípios de Amaraji, Primavera e Vitória de Santo Antão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSuscetibilidade à erosão
dc.subjectEUPS
dc.subjectSistema de Informação Geográfica (SIG)
dc.titleEstimativas do potencial natural de erosão das terras da bacia do Rio Ipojuca-PE.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id861389
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-17
dc.contributor.institutionLUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; ALEX MAURÍCIO ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; HÉLIO L. LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; EDUARDO A. DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estimativas-do-Potencial-Natural-de-Erosao-das-Terras-da-Bacia-do-Rio-Ipojuca.pdf197.63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace