Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861490
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUZA, A. C. G. de
dc.contributor.authorTEIXEIRA, W. G.
dc.contributor.authorMACEDO, R. S.
dc.contributor.authorENCINAS, O. C.
dc.date.accessioned2025-08-11T18:50:08Z-
dc.date.available2025-08-11T18:50:08Z-
dc.date.created2010-09-01
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861490-
dc.descriptionNa prospecção de gás natural e petróleo na Província Petrolífera de Urucu (PPU) são abertas clareiras nas áreas de floresta para construção de estradas, instalação de poços e obras civis, neste processo o horizonte superficial do solo é geralmente removido o que acarreta à exposição do subsolo a ação direta dos agentes erosivos, notadamente a água. Este estudo objetivou estimar as perdas de solo, pela variação da superfície do solo sob diferentes coberturas do solo. O trabalho foi realizado na PPU, Coari – AM. Foram selecionadas 17 áreas, incluindo áreas de solo exposto (SE) e diferentes tipos de cobertura vegetal: capoeira (C), gramínea (G) e floresta (F). Foram instalados pinos galvanizados em cada uma das áreas selecionadas e feito o monitoramento da mudança da superfície do solo após quatro e nove meses. Foram coletadas amostras deformadas, para análise granulométrica, argila dispersa em água (ADA), grau de floculação (GF) e carbono orgânico (Embrapa, 1997) e amostras indeformadas, com as quais foram determinadas as densidades do solo (Ds). Os valores de perdas de solo variaram de 32200 (F) a 46600 kg ha-1 (SE) e 33200 (F) a 55600 kg ha-1 (SE), durante a primeira e segunda avaliação respectivamente. Os locais com elevados teores de carbono apresentaram menor Ds e menor perda de solo. As estimativas de perdas de solo seguiram a seguinte ordem: solo exposto > gramínea > capoeira > floresta.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAmazonas
dc.subjectErosividade
dc.titleEstimativas das perdas de solo e sua relação com as propriedades físicas e carbono orgânico em áreas com diferentes tipos de cobertura vegetal na Província Petrolífera de Urucu, Coari – AM.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroErosão
riaa.ainfo.id861490
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-11
dc.contributor.institutionADRIANA COSTA GIL DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; RODRIGO SANTANA MACEDO, ESALQ; OMAR CUBAS ENCINAS, INPA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estimativas-das-perdas-de-solo-e-sua-relacao-2010.pdf76.43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace