Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, F. H. B. B. da
dc.date.accessioned2025-08-11T18:50:20Z-
dc.date.available2025-08-11T18:50:20Z-
dc.date.created2010-09-02
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861611-
dc.descriptionEste trabalho constitui uma proposta de execução de levantamentos de solos, em nível de reconhecimento de alta intensidade e de definições das potencialidades das terras, especialmente, para uso agrícola, pecuário e florestal, em diversos municípios contemplados com o Programa Fome Zero do Governo Federal. A Área de estudo possui uma extensão territorial de 140,7km2, com solos e condições geoambientais características de uma região semi- árida. O mapa foi feito para estabelecer as características dos solos e suas delimitações de forma cartográfica. Com base em suas conceituações taxonômicas - que revelam todas as propriedades dos solos - e suas diversas injunções de caráter edafoclimático e geomórfico, podem ser extraídas as potencialidades das terras para os devidos fins, especialmente, agrícola, pecuário e florestal. O mau uso do solo - certamente devido à falta de informação e de educação - pode resultar em fracas colheitas, além de causar sérios problemas de erosão, deslizamento de encostas, devastação de cobertura vegetal, salinização e assoreamento de rios. Esse processo de exploração desordenada tem levado à degradação do meio ambiente e desperdícios de recursos financeiros, configurando danos ao agricultor e à sociedade. Foi elaborado um mapa de solo em nível de reconhecimento de média a alta intensidade, com escalas de apresentação da ordem de 1:100.000. Essas atividades no Nordeste deverão ser monitoradas pela EMBRAPA, através da UEP Recife, como parte do Projeto “Estudos Edafoambientais Visando o Desenvolvimento Sustentável das Unidades Geoambientais do Nordeste do Brasil” em parceria com o Governo Federal através da Adene, atualmente designada novamente de Sudene.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMunicípio de Marcolândia
dc.titleLevantamento de reconhecimento média intensidade de solos do município de Marcolândia, estado do Piauí: escala 1:100.000.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLevantamento
dc.subject.thesagroSolo
riaa.ainfo.id861611
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-11
dc.contributor.institutionFLAVIO HUGO BARRETO B DA SILVA, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Levantamento-de-reconhecimento-media-intensidade-2010.pdf415.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace